Quais são os fluidos compressíveis?

Perguntado por: ejesus7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os fluidos classificados como compressíveis são aqueles que possuem a habilidade de serem comprimidos em um recipiente quando seu volume diminui, devido a ação de uma força aplicada. A densidade do fluido muda em relação ao grau de compressão sofrido.

Dessa forma, o escoamento pode ser considerado como compressível quando o número de Mach for maior que 0,3, o que nos leva a seguinte classificação: Subsônico, incompressível (M < 0,3);

Caso o fluido for considerado incompressível, este volume deve ser igual ao volume deslocado pelo movimento para cima da área maior, representada pela equação 8 [7].

Vejamos as propriedades de um líquido: Compressão: a dificuldade de compressão nos líquidos é devida à repulsão entre as nuvens eletrônicas de moléculas vizinhas, que oferecem resistência à aproximação.

Fluidos são substâncias capazes de escoar e que se deformam com facilidade. Incluem os líquidos, os gases e até mesmo o plasma.

Resumo sobre fluidos
Pressão ocorre quando uma força é aplicada sobre uma superfície plana. O princípio de Stevin relaciona a diferença de pressão entre pontos de um líquido com suas diferentes alturas.

Compressão: os líquidos são menos compressíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume. No estado líquido as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores.

O ketchup, assim como a mostarda e a maionese não são fluidos ideais, mas se comportam de forma diferentes como líquidos não newtonianos. O ketchup é um material tixotrópico, em outras palavras ele é um “sólido frágil”, ou seja ele se torna menos viscoso sob a ação da força de cisalhamento.

Principais fluidos hidráulicos:
- Água (com aditivo); - Óleos minerais; - Fluidos sintéticos; - Fluidos resistentes ao fogo (emulsões de glicol em água, soluções de glicol em água e fluidos sintéticos não aquosos).

O escoamento de fluidos pode ser classificado de duas maneiras, quanto ao movimento das partículas: laminar e turbulento. No regime laminar, as partículas do fluido apresentam trajetórias bem definidas, que não se cruzam.

Escoamento Laminar: As partículas descrevem trajetórias paralelas. Escoamento Turbulento: As trajetórias são errantes e cuja previsão é impossível; Escoamento de Transição: Representa a passagem do escoamento laminar para o turbulento ou vice-versa.

Fluido real ou viscoso – é um fluido com viscosidade finita e pode ou não ser incompressível. Fluido não viscoso – é um fluido sem viscosidade e que pode ou não ser incompressível. constante, caso contrário a viscosidade é função do gradiente da velocidade.

Classificação dos Fluidos Não Newtonianos:
Em outras palavras, enquanto os Fluidos Newtonianos apresentam a variação de tensão linear à sua deformação, cada grupo de Fluido Não Newtoniano apresenta um comportamento específico para a variação de tensão em função da deformação.

Sendo assim, aos fluidos que se comportam conforme a Lei de Newton da Viscosidade, deu-se o nome de FLUIDOS NEWTONIANOS. Por outro lado, aos fluidos que se comportam de outras maneiras, deu-se o nome de FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS.

A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.

Por essa razão, as substâncias líquidas, como a água, possuem forma variável, adaptando-se ao recipiente em que estão contidas, mas não podem ser comprimidas, pois possuem volume constante.

Como resultado, é muito difícil comprimir um líquido. Partículas em líquidos têm energia de movimento suficiente para superar parcialmente as forças atrativas entre elas. Elas são capazes de deslizar umas sobre as outras de modo que os líquidos assumam a forma de seus recipientes até o volume do líquido.

A água é normalmente considerada como um fluido incompressível quando se avaliam variações na pressão estática. Na verdade, a água é 100 vezes mais compressível que o aço.

“Fluidos são aquelas substâncias que estão permanentemente no corpo e cuja produção não depende de estímulos externos”, afirma a bióloga Silvia Cristina Ribeiro de Souza, da Universidade de São Paulo (USP).

O que é um fluido? Trata-se de uma substância que apresenta capacidade de fluir ou escoar e não possui estrutura cristalina. Os líquidos e os gases são definidos como fluidos. A todo instante estamos em contato com alguma substância que pode ser definida como fluido.