Quais são os gatilhos do marketing digital?

Perguntado por: imartins2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Os tipos de gatilhos mais conhecidos são: gatilho da reciprocidade, gatilho da autoridade, gatilho da prova social, gatilho da novidade e gatilho da escassez (“últimas unidades” e “é só até amanhã” são alguns exemplos comuns).

Um exemplo de gatilho mental é a prova social, que se baseia no instinto humano de seguir o comportamento da maioria. Ao ver que outras pessoas compraram um produto ou serviço, é mais provável que outras pessoas também o comprem, pois o cérebro interpreta essa situação como um sinal de segurança e aprovação.

Os 7 gatilhos mentais mais importantes e como eles podem ser adotados

  1. Escassez. Geralmente, as pessoas dão mais atenção para aquilo que é escasso. ...
  2. Urgência. ...
  3. Antecipação. ...
  4. Histórias. ...
  5. Prova social. ...
  6. Novidade. ...
  7. Reciprocidade.

Assim, os melhores gatilhos mentais para a maioria dos casos são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Relação dor e prazer.

Um gatilho é um lembrete de uma forte emoção, de uma dor emocional ou até mesmo de um trauma passado. Esse lembrete pode levar uma pessoa a sentir tristeza, raiva, medo, ansiedade ou pânico. Também pode fazer com que alguém tenha flashbacks.

Como utilizar gatilhos mentais de forma inteligente?

  1. Pense em gatilhos que vão gerar valor para o cliente. ...
  2. Comece utilizando os gatilhos de urgência e/ou escassez. ...
  3. Torne a oportunidade especial. ...
  4. Faça uso de provas sociais. ...
  5. Demonstre ao cliente que você é uma autoridade no mercado.

A metáfora do gatilho, cada vez mais utilizada, remete àquilo que faz disparar um processo ou uma reação. Sendo assim, os gatilhos mentais são estímulos, que desencadeiam alguma resposta do indivíduo, positiva ou negativa.

Eles são estímulos dados ao cérebro humano com o intuito de despertar sensações que contribuam para a decisão de compra. Existem inúmeros tipos de gatilhos de vendas, e cada um deles trabalha de uma forma diferente a relação do cliente com o produto ou serviço oferecido.

O primeiro passo para identificar os gatilhos emocionais é entender quais estímulos mais afetam as suas emoções. Para isso, o autoconhecimento e o reconhecimento das emoções são ferramentas-chave.

Os principais gatilhos encontrados nessas páginas são os de prova social, autoridade, storytelling, relação dor x prazer, escassez, urgência, novidade e exclusividade. Agora que você sabe como usar os gatilhos mentais para vendas online, está na hora de aplicá-los nas estratégias do seu e-commerce.

Conhecidos em inglês como “trigger warnings”, os alertas de gatilhos aparecem nas postagens para alarmar sobre conteúdos sensíveis como como abusos sexuais, violência e crimes de ódio, que podem despertar no leitor algum tipo de desconforto ou até mesmo dar início a uma crise.

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Quando falamos em estratégias de vendas, os gatilhos mentais mais utilizados estão relacionados à visão (com o uso de imagens), à audição (com o uso de som) e, em caso de produtos de nicho, o paladar (com degustações e provas grátis, por exemplo).

Em seu livro, Robert Cialdini listou 6 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana e podem estar ligados as nossas necessidades básicas e rotineiras. Por isso, mesmo sendo indivíduos diferentes, realizamos algumas ações comuns como, por exemplo, escovar os dentes ao acordar.

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Os quatro gatilhos metais eficientes

  1. Escassez. O gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos quando se trata de incentivar o cliente a tomar decisões. ...
  2. Urgência. ...
  3. Reciprocidade. ...
  4. Prova Social.