Quais são os gatilhos mentais para vendas?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

Gatilho mental 1: Escassez
O humano não lida bem com o medo, trata imediatamente de se livrar desta emoção. Dás mais valor àquilo que é escasso, que vai acabar. Aliás, quase que torna a coisa rara, não é?

Mostrar que especialistas no assunto recomendam o item, por exemplo, faz com que ele ganhe mais valor aos olhos dos consumidores e, consequentemente, aumenta o número de vendas. Mostrar ao cliente que outras pessoas testaram e aprovaram o produto pode ser uma ótima estratégia de venda.

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

Os três pilares fundamentais para o sucesso no processo de vendas

  1. Crença no produto/serviço. Fazendo um link com o assunto transparência, o vendedor só terá condições de atingir o pleno sucesso se acreditar no produto/serviço que está comercializando. ...
  2. Resiliência. ...
  3. Organização.

Recursos como depoimentos, cases de sucesso, comentários e avaliações são excelentes gatilhos de prova social para convencer os potenciais clientes de que eles precisam do seu produto ou serviço para fazer parte do grupo. Mostre para o público que outras pessoas alcançaram excelentes resultados com a sua solução.

Como ativar os gatilhos mentais
A partir de um ou mais dos cinco sentidos, esses gatilhos podem ser acionados através de uma ação externa, uma memória forte que pode ser negativa ou positiva, uma identificação com algo ou alguém ou por meio de sintomas emocionais e psicológicos.

Nomeie o gatilho emocional
A nomeação é a principal maneira de lidar com gatilhos. Fazer uma lista de gatilhos familiares, que muitas vezes são repetidos, pode levar a ficar atento e ter um plano para lidar com eles. Assim, você saberá como reagir a essas situações.

Os gatilhos emocionais (também chamados de gatilhos psicológicos) podem ser pessoas, palavras, opiniões ou situações que provocam uma reação emocional intensa e excessiva dentro de nós. Entre as emoções mais corriqueiras quando um gatilho é desencadeado estão a raiva, a tristeza e o medo.

A mente do cliente é conquistada por percepções e não por produtos ou serviços. E a melhor forma de gerar percepções positivas é através de experiências positivas. A interação de um cliente com a marca ou empresa gerará um relacionamento muito forte.

As 7 formas de atrair mais clientes são: procurar e implementar parcerias, fazer networking em eventos, investir no Linkedin, confiar em embaixadores para sua marca, explorar seu website, fortalecer a imagem da sua marca e fazer promoções e gerar valor continuamente.

O gatilho da urgência é uma técnica de persuasão que funciona reforçando o prazo que a pessoa tem para adquirir um produto ou serviço, geralmente oferecido com uma condição especial. O objetivo é fazer com que o consumidor não adie a sua decisão de compra, aproveitando a oferta antes que ele perca a oportunidade.

O gatilho mental da Reciprocidade funciona mais ou menos assim; é da natureza humana ser recíproco. Nas vendas, busca-se oferecer algo para o cliente de modo a despertar nele o sentimento de “dívida”. Assim, ele sentirá a necessidade de retribuir aquilo que o vendedor lhe ofereceu.

Como usar o gatilho da antecipação?

  1. Faça vídeos para revelar aos poucos o conteúdo;
  2. Comece a falar de lançamentos antes de eles acontecerem;
  3. Crie muitos conteúdos relacionados ao produto que você quer lançar;
  4. Revele aos poucos detalhes sobre o que você está produzindo;
  5. Faça contagens regressivas.

Envie uma mensagem com frases de gatilho contendo um aviso de que certo produto/serviço está acabando ou que restam poucas vagas. Exemplo:“O [produto] já está acabando, restam apenas 5 unidades!”; Para incentivar a proatividade do cliente, fale sobre a escassez do produto também no status do WhatsApp.

Os ganchos psíquicos são ligações predatórias, ou seja, a incidência de um pensamento persistente sobre uma pessoa. Neste caso você pode pensar o dia todo, sonhar ou até ver a pessoa na sua frente.

As versões mais resistentes são formadas por madeira maciça, entretanto, ganchos de parede feitos com madeira maciça costumam ser feitos manualmente e por sua vez acabam sendo mais caros. Logo, para quem busca uma alternativa mais acessível pode optar pelo gancho de parede feito com paletes, pinus ou MDF.