Quais são os maiores problemas que a humanidade enfrenta hoje?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os 15 maiores problemas do mundo, segundo a Geração Y

  • Mudanças climáticas/destruição dos recursos naturais (45,2%)
  • Conflitos de grande escala/Guerras (38,5%)
  • Conflitos religiosos (33,8%)
  • Pobreza (31,1%)
  • Transparência governamental/Corrupção (21,7%)
  • Segurança/bem-estar (18,1%)
  • Educação (16,5%)

A fome é o maior problema do mundo, de acordo com a Onu. Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos, também da Onu, ela mata mais do que a AIDS, malária e tuberculose juntas, e é, por isso, o maior risco para a saúde humana.

Mudanças climáticas e crise financeira mundial foram os problemas mais citados. Em muitos países, o poder americano e o chinês também são motivos de inquietação. Veja a seguir as oito maiores preocupações no geral e, depois, as maiores preocupações de 10 países diferentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.

No Brasil, cinco em cada 10 entrevistados (47%) acreditam que o crime e a violência são os piores problemas. O sistema de saúde também foi bastante lembrado, aparecendo logo em seguida, com 46%. Completam o top 5: desemprego (39%), corrupção financeira e política (38%) e educação (36%).

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.

Os problemas sociais urbanos abrangem todos os dilemas estruturais, próprios das cidades. Falta de emprego, moradia precária, violência, pouca acessibilidade, baixo acesso aos centros de saúde, transporte coletivo sucateado e situações semelhantes são os principais exemplos.

Energia elétrica - dentre os 3 problemas da humanidade esse é o gargalo maior, no momento e no futuro breve.
...
Em suma, os 3 problemas críticos são:

  • produção de alimentos;
  • produção de água potável; e.
  • produção de energia elétrica.

Vivemos um momento inusitado: já pisamos na lua; estamos desvendando o fundo dos oceanos; adentrando o interior das cavernas; descobrindo fontes de energia, matéria-prima; desenvolvemos tecnologia de alto padrão nos mais diversos setores (saúde, alimentação, vestuário, lazer) que compõem a vida humana; vivemos a dita ...

O que falta no mundo de hoje é o respeito pelo outro, pelo ser humano. As pessoas ficaram egoístas e passaram a pensar só em si mesmas...

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Confira o levantamento atualizado, referente a 2022!

  1. Corrupção. É o principal problema do país atualmente, na opinião dos entrevistados. ...
  2. Drogas. Desde 2012 aparecia em 1º lugar entre os temas mais graves. ...
  3. Violência. ...
  4. Lentidão da justiça/impunidade. ...
  5. Saúde. ...
  6. Inflação. ...
  7. Desemprego. ...
  8. Impostos elevados.

O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.

De acordo com o estudo, a pobreza e a desigualdade social são as questões que mais afligem a população do país hoje, com 41%. Em seguida, aparecem a saúde, com 34%, e, logo após, a inflação, com 33%, que teve aumento de nove pontos em relação à pesquisa anterior.

Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros - Agência de Notícias da Indústria.

Tráfico de drogas, abuso de drogas, desemprego, criminalidade e abuso de álcool foram considerados problemas graves por mais de 45% da população.

À medida que a desigualdade social se alastra, a população é afetada de diversas maneiras e isso pode diminuir a motivação das pessoas em lutar por mudanças. De forma resumida, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade etc.

Os principais problemas urbanos são: poluição do ar, das águas e dos solos, impermeabilização dos solos, que pode causar alagamentos, inversão térmica, chuva ácida, e poluição visual e sonora.

Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI?

  • 1 – Lixo urbano. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em cidade até 2050. ...
  • 2 – Poluição do ar e emissão de gases do efeito estufa. ...
  • 3 – Mobilidade urbana.

A problemática socioambiental postula uma mudança de paradigma que tem como base de sustentação uma racionalidade alternativa aos grandes conflitos da sociedade moderna. Esses conflitos são traduzidos e resumidos pela difícil relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.