Quais são os melhores laboratórios brasileiros?

Perguntado por: obernardes3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

5 principais laboratórios farmacêuticos que atuam no Brasil

  • EMS Corp. Com 50 anos de atuação no país, a EMS ocupa atualmente uma posição de liderança no mercado, destacando-se também na produção de medicamentos genéricos. ...
  • Hypera Pharma (antiga Hypermarcas) ...
  • Aché ...
  • Bayer. ...
  • Eurofarma. ...
  • 2 Comentários.

A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil e na Argentina – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia tem mais de 20 mil funcionários e aproximadamente dois mil médicos.

No Brasil, laboratórios que desejam comprovar a confiabilidade e credibilidade dos seus resultados são acreditados segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que apresenta requisitos para determinar a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O a+ pertence ao grupo Fleury e conta com exames laboratoriais, de imagem e outras especialidades.

Para identificar se o laboratório realmente é confiável, procure verificar se o estabelecimento segue os critérios de qualidade, para isso, o ideal é conhecer as bases legais do laboratório, através da documentação e das exigências estabelecidas pela Anvisa.

A melhor performance da Medley ocorreu entre os mais escolarizados (13%), enquanto a EMS ficou na média em todos os segmentos pesquisados, segundo o Instituto Datafolha. É a sexta vitória consecutiva da Medley, uma das principais marcas do grupo francês Sanofi.

O genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões com marca (originais). Também apresentam eficácia e segurança equivalentes --tudo comprovado cientificamente junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Diante da repercussão, foi divulgado que o recolhimento afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica 50 mg e 100 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

A Medley foi a melhor na qualidade dos genéricos. Clínica geral: O Aché foi campeão em dez categorias, seguido da Pfizer (inovação e recomendação) e da Eurofarma (qualidade dos genéricos e melhor custo x benefício).

A medida é preventiva e os pacientes não devem interromper o tratamento. Há ordem de interdição e recolhimento para produtos de losartana de Aché, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto e Prati-Donaduzzi. A decisão se deu após a descoberta da impureza "azido" acima dos limites de segurança.

Têm a mesma qualidade que os remédios originais
Apesar de ser um termo bastante presente no dia a dia da população, poucas pessoas realmente sabem o que são esses remédios. Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo (ou fármaco), dose e forma farmacêutica que os originais — ou seja, os de referência.

São aproximadamente 216 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Laboratório Weinmann, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Weinmann Serdil, Instituto de Radiologia, Campana, Cedire, Centro de Patologia Clínica, Diagmax, LAFE, Inlab, Papaiz e SantéCorp.

Com mais de cem unidades espalhadas pela capital paulista e pela região metropolitana, o Lavoisier foi o vencedor da categoria laboratório de análises clínicas pela quinta vez consecutiva na pesquisa Datafolha.

Victor Pardini

Atualmente, a família Pardini permanece como a principal acionista da Companhia, através dos irmãos Victor Pardini, Regina Pardini e Áurea Pardini, os quais possuem, diretamente ou indiretamente (através de veículos próprios), participação agregada de 64,7% do capital social da Companhia.

A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.

O Brasil conta hoje com 15.134 laboratórios de análises clínicas e, destes, 9.697 são estabelecimentos de propriedade de farmacêuticos.

Pesquisa retrata contribuições e desafios de laboratórios públicos no país. A publicação traz o diagnóstico da rede de 18 unidades existentes no país. Elas são as principais responsáveis por fornecer medicamentos e outros produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS).