Quais são os nomes da festa junina?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

O nome quadrilha vem da palavra francesa “quadrille”, uma dança parisiense formada por quatro casais. Foi por meio da corte portuguesa que os nobres do Brasil da época conheceram os movimentos do que hoje muitos reconhecem como quadrilhas juninas.

Campina Grande – Paraíba
Essa é a Festa Junina conhecida como a maior festa de São João do mundo, e não é por menos! A festa de Campina Grande dura 1 mês e conta com centenas de atrações que acontecem no Parque do Povo. Cerca de 100 mil pessoas prestigiam a festa todos os anos.

Quando vemos o mês de junho chegar, nossos pensamentos vão para os santos juninos, identificando imediatamente Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Além dos santos serem populares, acrescentamos as belíssimas festas que acontecem nestas datas.

São João de Campina Grande

1) São João de Campina Grande (Paraíba)
O maior São João, não só do Brasil como do mundo, é realizado durante aproximadamente 31 dias no Parque do Povo, "o quartel-general do forró", no centro da cidade de Campina Grande. Sim, a cidade da campeã do BBB 21 Juliette!

Inicialmente, as festas juninas eram chamadas de “Joaninas”, em homenagem a João Batista, que batizava as pessoas para a vinda de Jesus, segundo a Bíblia, virando festa da Igreja Católica.

Sugestões de nomes criativos para festa junina

  1. Arraiá dos Solteiros.
  2. Festa Junina da *nome da sua empresa*
  3. Quadrilha dos Namorados.
  4. Arraial dos Apaixonados.
  5. Forró Junino.
  6. Arraial Solidário.

Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina.

Com origens europeias, a quadrilha como é conhecida atualmente recebeu ao longo do tempo influências de ritmos nordestinos, indígenas e africanos. Outros nomes dados à manifestação são: quadrilha junina e quadrilha caipira.

Então vamos ver mais sobre essa variedade com as danças mais populares do nosso São João!

  • ARRASTA-PÉ ...
  • BAIÃO. ...
  • QUADRILHA JUNINA. ...
  • DANÇA DE FITAS. ...
  • VANERÃO.

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil.

São João: vejas as cinco maiores festas juninas do Brasil

  • Festa de São João Campina Grande (Paraíba)
  • São João do Caruaru (Pernambuco)
  • Bumba meu boi, São Luís (Maranhão)
  • Forró Caju, Aracaju (Sergipe)
  • Mossoró cidade junina (Rio Grande do Norte)

Além da festa junina, Assu comemora o padroeiro da cidade, São João Batista. Conhecida como o São João 'mais antigo do mundo', a festa na cidade de Assu, na região Oeste potiguar, comemora sucesso de público.

5 melhores festas juninas do Brasil

  • São João de Caruaru (Pernambuco) Conhecida como a “capital do Forró”, Caruaru realiza até 2 de julho o auto-intitulado “Maior e Melhor São João do Mundo”. ...
  • São João de Campina Grande (Paraíba) ...
  • Mossoró (Rio Grande do Norte)

É hora da quadrilha. Muita alegria, gente animada, brincadeiras e comida boa. São as festas juninas, comemoradas nos dias de três santos populares: santo Antônio, são João e são Pedro.

Quem foi São João? São João é João Batista, o homem que, de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Ambos teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

Santo Antônio, São João e São Pedro: conheça a história dos santos celebrados em junho. Em junho, a Igreja Católica celebra a festa de três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Reverenciado como o “Maior São João do Mundo”, a cidade paraibana rivaliza com Caruaru pelo título de melhor festa junina do Brasil. Quem sai ganhando com essa “competição” é o público, porque ambas as cidades melhoram ano a ano o espetáculo. E Campina Grande é mesmo grandiosa no que diz respeito ao São João.