Quais são os nomes das vestes litúrgicas?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Alguns trajes são associados ao culto:

  • Terno.
  • Véu.
  • Toga.
  • Clérgima, bandas (gravatas)
  • Batina.
  • Estola.

As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos. A cor verde simboliza o tempo comum, tempo de Graça e esperança.

A veste própria do diácono é a dalmática, que se veste sobre a alva e a estola; contudo, por necessidade ou por menor grau da solenidade, a dalmática pode omitir-se. 339. Os acólitos, leitores e outros ministros leigos podem vestir a alva ou outra veste legitimamente aprovada pela Conferência Episcopal em cada região.

A túnica do acólito
A veste dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos chama-se alva, palavra que quer dizer veste branca. À dos acólitos chama-se-lhe túnica, que é uma veste também branca mas mais ajustada ao corpo do que a alva.

Na linguagem litúrgica o termo toalha pode significar várias coisas diferentes: a) pano próprio para cobrir um altar; b) pano de dimensões mais pequenas para o celebrante limpar as mãos ao lavabo, ou os pés dos homens designados para o Lava-pés, na Missa da Ceia do Senhor, ou para se enxugar a cabeça do adulto ou da ...

As Alfaias litúrgicas, são utilizadas para conter o corpo e o sangue de Cristo, nas celebrações. As alfaias, deve ter simplicidade na qual deve resplandecer toda a Sagrada Liturgia. As alfaias devem ser utilizadas somente dentro das celebrações litúrgicas.

branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Âmbula, também conhecidas como Cibório e Píxide, são recipientes deformatos e tamanhos diversos, onde são colocadas as partículas(hóstias pequenas). São levadas ao altar no momento do ofertório. Terminada a missa, as partículas que não foram consumidas na comunhãosão levadas, nesses recipientes para o Sacrário.

É batina sim. A túnica é uma simplificação, mas quanto à veste dos acólitos é a batina mesmo...

25/07/2022. As vestes litúrgicas são como as roupas, mas têm um significado muito maior, e por isso mesmo que as chamamos de vestes (ou paramentos). São assim denominadas porque têm um significado sagrado e devem ser utilizadas para a celebração da liturgia ou do culto.

A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos).

Com referência à carta de São Paulo aos Efésios 6.17, o amito é interpretado como "o elmo da salvação”, que deve proteger o portador das tentações do demônio, em especial de pensamentos e desejos malévolos durante a celebração litúrgica.

Usam o cíngulo todos os ministros que portam a alva, (acólitos, leitores e clérigos). O cíngulo é posto sempre sobre a alva, em volta da cintura. Quando se usa estola, costuma-se prende-la ao cíngulo.

A palavra “orarium” é um termo relacionado a “orare” (falar, pregar), o que torna este ornamento uma insígnia dos pregadores. A partir do século XII, não se usou mais o terno “orarium”, mas “estola”. Este orarium pode ser interpretado como o Talit.

Na Igreja Latina é uma espécie de faixa que o sacerdote pendura no ombro sobre o peito em cima da alva (Túnica) e debaixo da casula (veste externa). A estola deve ser da mesma cor da casula; sua única decoração é uma cruz no meio (na altura do pescoço), que o ministro ordenado beija antes de colocá-la.

O coroinha é uma criança ou adolescente que recebe explicação de como auxiliar no altar, enquanto o acólito é uma pessoa adulta que recebe uma instrução formal para a tarefa.

A forma [acólita]é [feminino singular de acólito] .

Corporal: Uma toalha branca quadrada de linho e engomada. Chama-se corporal porque sobre ela se coloca o Corpo do Senhor que estão na âmbula e no cálice. É estendido pelo Sacerdote ou Diácono no centro do altar. Sobre ele ficarão as hóstias que serão consagradas no centro do altar.