Quais são os objetivos organizacionais a alcançar?

Perguntado por: dxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Os objetivos organizacionais apontam para onde a empresa quer chegar, é a sua visão de futuro. A partir deles, a companhia planeja e define as ações estratégicas que serão executadas para alcançar o propósito – em diferentes esferas: estratégico, tático e operacional.

Conforme antecipamos, os objetivos pessoais são metas que uma pessoa possui em sua vida fora do ambiente de trabalho, ao passo que as metas organizacionais são os objetivos que uma empresa espera alcançar ao longo do tempo.

Dessa forma, podemos observar que há três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais.

A função principal de uma organização é a coordenação eficiente de recursos para atingir seus objetivos. Elas são criadas para realizar tarefas específicas de forma mais eficiente do que se cada indivíduo trabalhasse por conta própria.

Existem três tipos de objetivos: rotineiros, de aperfeiçoamento e inovadores.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Trata-se de uma espécie de guia, que vai orientar todos os passos da empresa, levando em consideração sua realidade interna, o mercado externo e aonde ela quer chegar. Em resumo: é a maneira de conquistar bons resultados, superando a concorrência e driblando outras ameaças que possam surgir pelo caminho.

Gerar lucro: O objetivo principal de uma empresa é maximizar seus lucros ao longo do tempo, garantindo a continuidade de seu negócio e o crescimento sustentável.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

O que são objetivos e metas de uma empresa? Sem dúvida, a sua empresa possui Missão e Visão bem estabelecidas. A primeira diz respeito ao propósito da empresa existir; a segunda, fala sobre a situação em que a empresa deseja chegar em um período definido de tempo.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Você sabia que em qualquer organização existem quatro áreas principais de atuação: Produção, Marketing, Financeira e de Recursos Humanos (pessoas)?

Veja alguns exemplos de como usar isso em seu negócio.

  • 1- Estratégia de penetração de mercado.
  • 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
  • 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
  • 4- Estratégia de diversificação.

Principais tipos de estratégia organizacional

  • Estratégias de crescimento. As estratégias de crescimento visam aumentar a escala, o alcance e o impacto de uma empresa no mercado, e geralmente estão entre as mais utilizadas pelas empresas. ...
  • Estratégias de inovação. ...
  • Estratégias de sustentabilidade. ...
  • Estratégias competitivas.

6 elementos-chave da estrutura organizacional
De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

As metas são marcos com uma duração determinada que auxiliam no desenvolvimento de um projeto. Já os objetivos são mais gerais que as metas, representam o que se quer alcançar ou a finalidade de um projeto. Para que um objetivo seja alcançado, em geral, criam-se metas relacionadas que conduzem a esse objetivo.