Quais são os Orixás femininos?

Perguntado por: imello . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

No candomblé, as Orixás femininas homenageadas são Oxum, Iemanjá, Iansã (Oyá), Nanã, Obá e Ewá (Yewá). Mas essas Orixás também são homenageadas em outras datas. O dia de Iemanjá, por exemplo, é comemorado em 2 de fevereiro, mas também em 31 de dezembro e em outras datas dependendo da região do país.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Mitos e Verdades sobre a Pomba-Gira A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns.

Xangô

Nas religiões de matriz africana, como o candomblé, Xangô é considerado o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo.

Oxum

Oxum é a rainha das águas doces e senhora da beleza. É uma orixá associada à riqueza espiritual e material.

Exu

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.

Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Quantos orixás podemos ter? Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás .

Ele representa a rua, a bebida, as festas e a sexualidade
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o Exu é do mal, certo? Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim.

As yabás, cujo significa- do é “Mãe Rainha”, Nanã, Yemanjá, Oxum e Iansã, de grande im- portância na mística religiosa umbandista, foram selecionadas e serão estudadas como referência para a criação de uma coleção de joias neste TCC.

São cerca de 21 nomes que pode encontrar mesmo abaixo. Maria Padilha; Cigana; Rosa Caveira; Rainha do Cemitério; Da Figueira; Maria Mulambo das Sete Encruzilhadas; Rainha; Das Sete Encruzilhadas; Rainha ... Tipos de Pomba Gira. A Pomba Gira possui diversas características, por isso há vários tipos dessa entidade.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Agora que você já sabe tudo sobre a Numerologia dos Orixás, que tal aprender um pouco sobre a Numerologia Espiritual e descobrir qual é o seu compromisso com a espiritualidade?

As cabeças foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa.

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Oxalá – Orixá maior
Através de seu gênio calmo, atinge seus objetivos de forma natural.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade. Sua cor é o branco e seus filhos não podem usar roupa preta, vermelha e tons escuros.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Irocô

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

Obatalá ou Orixanlá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.