Quais são os países que foram colonizados por França?

Perguntado por: areis5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Foram colônias francesas até meados do século XX: Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana.

Quebec, atual província do Canadá; Louisiana, Golfo do México e Mississipi foram as áreas controladas pelos colonos franceses. Não pare agora...

Durante o processo de colonização das Américas, a França, além de estabelecer colônias na região da América do Norte, também construiu colônias na América do Sul e no Caribe.

Para colonizar o Brasil e garantir a posse da terra, em 1534, a Coroa dividiu o território em 15 capitanias hereditárias.

A Inglaterra é o país que mais invadiu e colonizou territórios ao redor do mundo.

Etiópia

Etiópia, o único país africano que nunca foi colonizado.

A Nova Zelândia foi o último lugar do mundo a ser descoberto pelos seres humanos. Quando eles chegaram lá, não havia mamíferos: macacos, onças, nem ratos. Praticamente não havia predadores. Por outro lado, eram inúmeras as espécies de pássaros: era o paraíso das aves.

As colônias se encontravam na Oceania, Américas, Ásia e África. Apesar de aparentemente ser algo arcaico, ocorre até os dias atuais, existem hoje 16 territórios com configuração colonial.

As invasões francesas no Brasil ocorreram em alguns momentos da história colonial, sendo que houve tentativas de colonização no Rio de Janeiro e em São Luís do Maranhão. A divisão das terras que passaram a ser conhecidas durante as Grandes Navegações do século XV e XVI deixou de fora da partilha o reino francês.

São eles: Andorra, Bielorrússia, Bolívia, Burundi, Chade, Congo, Costa do Marfim, Guatemala, Ilhas Marshall, Liechtenstein, Luxemburgo, Mali, Mônaco, Mongólia, Paraguai, Quirguistão, República Centro-Africana, São Tomé e Príncipe, Suécia, Tajiquistão, Uzbequistão e Vaticano.

Os franceses não concordavam com a divisão da América entre portugueses e espanhóis, assim, procuraram invadir as “terras portuguesas” e fundar duas colônias, que ficaram conhecidas como França Antártica e França Equinocial.

Ironicamente, os holandeses foram os colonos pioneiros no que é hoje a Guiana, enquanto os ingleses foram os primeiros a colonizar o atual Suriname. A França colonizou o que restou, e as três potências trataram de lutar pelas Guianas e permutá-las como fizeram com suas ilhas caribenhas.

Em 1555, a primeira tentativa de ocupação colonial francesa atingiu uma pequena parcela do litoral fluminense. Nessa região criaram a chamada França Antártica, onde vários calvinistas franceses estabeleceram relações amistosas com a população nativa e empreendera atividades de extração madeireira.

A expulsão dos franceses só se efetivou em 1567. A primeira expedição organizada por Mem de Sá contra os franceses ocorreu em 1560. Com a destruição do forte de Coligny, foram expulsos temporariamente da baía de Guanabara.

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas. A ocupação definitiva dos portugueses enfrentou resistência de todos esses povos listados.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.