Quais são os pensamentos de uma pessoa depressiva?

Perguntado por: mteles . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na "Biological Psychiatry", indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Culpa ou desesperança; Desmotivação; Problemas de sono ou apetite; Ansiedade.

Essa necessidade de se isolar tem relação com o medo de encarar seus problemas, pois muitas vezes quando falamos com alguém precisamos falar, explicar o porquê estamos tristes e pessoas depressivas têm um medo irracional de falar sobre seus problemas. Por esse motivo que a psicoterapia é tão importante nesses casos.

Conhecida por ser uma doença silenciosa, a depressão aparece de maneiras diferentes na vida das pessoas. Os indícios podem ser desde a perda do apetite, fome e sono, ansiedade, agitação, até pensamentos suicidas.

Sentimentos de culpa e perda da autoestima. Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.

A depressão oculta, também conhecida como depressão persistente ou distimia é um tipo de depressão que pode ser imperceptível para os outros.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Quais as principais causas da depressão?

  • Acontecimentos traumáticos e marcantes podem acarretar depressão. Esse, na verdade, pode ser um fator bastante particular, pois cada pessoa possui seu organismo, assim como personalidade. ...
  • Deslocamento social. ...
  • Doenças graves. ...
  • Disfunções hormonais. ...
  • Medicamentos. ...
  • Isolamento social.

A ansiedade pelo medo, angústia das situações futuras, e a depressão pela falta de energia que a pessoa tem, falta de interesse em qualquer coisa. Elas têm muitos sintomas em comum, a diferença está no quadro geral do paciente e de como os sintomas se apresentam”, esclarece Rejane.

O primeiro dos sintomas da depressão pode ser a fraqueza do corpo. A manifestação ocorre, principalmente, nas pernas. Sendo assim, a sensação de incapacidade também está presente. Logo, a fadiga é resultado de um desânimo geral.

Dificuldade de concentração e cansaço constante
Em alguns casos, o cansaço é tão grande que a pessoa depressiva não consegue sair do quarto e não tem força de vontade para atividades comuns — como tomar banho ou se alimentar. Além disso, ela não consegue se concentrar no trabalho ou na escola.

- Enquanto os transtornos de ansiedade se caracterizam por uma preocupação constante e patológica com ou sem foco definido, a depressão se caracteriza por tristeza intensa e constante, desinteresse em atividades que a pessoa costumava gostar, sensação de incapacidade e desesperança - diferencia a psiquiatra Ilana ...

As alucinações auditivas podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos, como depressão e psicose (mais caracteristicamente associada à esquizofrenia”, explica a psiquiatra Júlia Trindade. Segundo a especialista, o conteúdo da voz é claramente identificado e possui uma conotação persecutória ou de comando.

Alguns dos momentos mais difíceis na vida de quem sofre de depressão são os de crise. Choro incessante, tristeza profunda, isolamento e, em casos extremos, tentativas de suicídio são alguns dos sintomas desse período.

Quais doenças podem causar a depressão?

  • Doenças do coração. É comum que as cardiopatias possam causar depressão. ...
  • Deficiências nutricionais. O exemplo mais comum de uma vitamina que, quando deficiente no organismo, pode levar a quadros de depressão é a Vitamina D, a longo prazo. ...
  • Problemas hormonais. ...
  • Lúpus. ...
  • Câncer.

O cinza é a cor da tristeza - foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.