Quais são os piores traumas?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quais os principais tipos de traumas?

  • Assalto. A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. ...
  • Acidentes. ...
  • Violência sexual. ...
  • Abortos. ...
  • Mudanças drásticas na vida. ...
  • Fim de relacionamentos afetivos. ...
  • Perda de entes queridos. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental.

Chama-se trauma uma lesão que é produzida por uma ação externa ao corpo. Ela pode ser por violência física ou química, bem como por quedas, queimaduras, acidentes automobilísticos ou acidentes domésticos. Suas consequências podem ser graves e abranger vários órgãos.

Fraturas, entorses, luxação e contusão são lesões traumáticas muito comuns e podem ser causadas por quedas em casa, acidentes de trânsito, traumas esportivos ou até mesmo em situações do nosso cotidiano como uma pisada em falso, por exemplo.

O trauma grave é uma das causas de morte mais expressivas no mundo, chegando a ser responsável por 10% das causas de morte entre adultos jovens. Por outro lado, quando o paciente recebe o manejo inicial do trauma de maneira adequada, as chances de mortalidade diminuem consideravelmente.

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

A conexão entre corpo e mente é tão forte que alguns traumas psicológicos podem se manifestar por meio de dores, mal-estar, problemas de pele e até infecções recorrentes.

Como disse acima, não é possível esquecer um trauma – ele irá acompanhar você pelo resto da vida. O que podemos fazer é ressignificá-lo, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu. Isso irá lhe dar capacidade de superar o trauma passado e olhar para o futuro com esperança.

O que é o bloqueio emocional? Primeiro, é importante entendermos do que se trata o bloqueio emocional. Trata-se de uma defesa do nosso inconsciente para evitar o sofrimento, independentemente de qual seja o contexto (profissional ou pessoal).

Os principais tipos de traumas que podem ser vivenciados na infância são os seguintes:

  • Traumas relacionados às rejeições.
  • Trauma relacionados às formas de abuso.
  • Trauma relacionados à violência.
  • Trauma relacionados às condições físicas.
  • Trauma da morte ou separação.

Algumas dessas consequências podem incluir problemas de saúde mental, relacionamentos interpessoais difíceis, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde física. Quando uma criança sofre um trauma, isso pode afetar seu desenvolvimento ao longo da vida.

6 dicas para superar seus traumas emocionais

  1. Reconheça e aceite o trauma. ...
  2. Busque apoio e orientação profissional. ...
  3. Pratique autocuidado. ...
  4. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis. ...
  5. Crie uma rede de apoio. ...
  6. Cultive a resiliência e o perdão.

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

A palavra “trauma” é mais comumente usada para descrever uma lesão corporal que é grave, súbita e inesperada. As causas mais comuns de traumas maiores são: acidentes veiculares, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, quedas de altura, queimaduras, afogamentos e agressão interpessoal.

O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Trauma Crônico
É quando a pessoa passa por vários eventos traumáticos diferentes por um longo período de tempo. Mesmo assim, muitas vezes, só depois de muitos anos, a pessoa vai sentir o impacto do ocorrido em nível de pensamento, comportamento e emoções negativas.

Distribuição trimodal das mortes no trauma
A principal causa de morte é a apneia, seja decorrente de lesões cerebrais, medulares ou de grandes vasos.

Continuar lendo Como eliminar traumas?