Quais são os princípios da dignidade?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O princípio da dignidade da pessoa humana é um conceito filosófico e abstrato que determina o valor inerente da moralidade, espiritualidade e honra de todo o ser humano, independente da sua condição perante a circunstância dada.

Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores, com a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.

Nesse sentido, ser digno é tratar a todos da mesma forma que gostaria de ser tratado, ser respeitoso, não subestimar, enganar ou realizar qualquer tipo de mal a um terceiro. Um valor que é realmente abrangente e que deve ser considerado nas mais diferentes situações.

Uma pessoa digna possui princípios íntegros e inflexíveis, adotando comportamento calmo e equilibrado de respeito próprio e pelos demais. Outra característica que acompanha a dignidade é uma perceptível elevação de caráter, que ocasiona boa reputação, renome e estima devidos ao decoro com conduz seus assuntos.

O principal fundamento dos Direitos Humanos é a garantia da dignidade humana. Todos os seres humanos devem ter reconhecido seu direito a ter direitos (saúde, educação, emprego, moradia, saneamento básico, justiça e etc). Portanto, violências no campo físico, moral, psíquico, social e cultural são inaceitáveis.

É prática em que priorizamos a nós mesmos sem esquecer a prioridade do outro.

Como ter uma vida digna assim? Ter acesso à alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte e lazer não deveria ser um 'luxo' de algumas pessoas, mas sim um direito de todo cidadão.

Portanto, é fato que a dignidade da pessoa humana não se resume a ter acesso à educação, saúde e moradia, por exemplo. Ela também inclui as mais diversas faces da liberdade, do trabalho, da política, da integridade, entre outros, além de como esses valores se relacionam.

O princípio da dignidade da pessoa humana está relacionado com as garantias das necessidades vitais de cada pessoa. A Constituição Federal reforça aquilo que prevê o Estado Democrático de Direito, em que o pilar de uma democracia é assegurar as necessidades vitais de cada indivíduo.

O princípio da Dignidade da Pessoa humana positivada no Brasil pela Constituição Federal de 1988 é de grande importância para o povo Brasileiro, pois visa garantir o homem como fim em sim mesmo, e não como instrumento do Estado, pelo simples fato de ter nascido humano.

A dignidade é um dos principais valores para a formação do caráter de uma pessoa. Assim, uma pessoa digna é respeitosa com todos. Ela não humilha ou engana ninguém, ela sempre trata a todos com respeito e busca exaltar os pontos positivos de uma pessoa em qualquer situação.

31 sinônimos de dignidade para 4 sentidos da palavra dignidade: Qualidade que infunde respeito: 1 elevação, distinção, brio, autoridade, excelência, formalidade, grandeza, gravidade, hombridade, honestidade, honra, honradez, integridade, majestade, nobreza, respeitabilidade, solenidade, virtude.

adjetivo Decente; em conformidade com o esperado: moradia digna. Merecedora; que merece admiração e confiança: cliente digna. Honesta; que demonstra um bom caráter: pessoa digna. Etimologia (origem da palavra digna).

Significado de Indigno
adjetivo Que não é digno; que não merece: indigno de perdão. Mau, odioso: tratamento indigno. Desprezível; que desonra: conduta indigna. substantivo masculino Pessoa indigna, vil.

É uma qualidade inerente ao ser humano, que o protege contra todo tratamento degradante e discriminação odiosa, o assegurando condições materiais mínimas de sobrevivência.

Dignidade está ligada a decência, honradez e ao respeito. Exemplificamos e cultivamos dignidade nas crianças, quando os respeitamos. É primordial, saber que as crianças podem entender muito mais coisas, do...

Os direitos fundamentais são direitos protetivos, que garantem o mínimo necessário para que um indivíduo exista de forma digna dentro de uma sociedade administrada pelo Poder Estatal.

Paz, liberdade e cidadania.