Quais são os princípios da relatividade?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

1. Princípio da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais, ou seja, não existe nenhum referencial inercial preferencial. 2. Princípio da constância da velocidade da luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor constante c em todos os referenciais inerciais.

Mas a teoria da relatividade não se baseia só no princípio da relatividade. Existe ainda um segundo postulado: a velocidade da luz no vácuo é igual para todos os sistemas de referência inerciais.

O princípio da relatividade, segundo o qual as leis dos fenômenos físicos devem ser as mesmas, seja para um observador fixo, seja para um observador transportado em um movimento uniforme de translação; de modo que não temos e não poderíamos ter nenhum meio de discernir se somos ou não levados por tal movimento.

Em 1905, Albert Einstein abalou o edifício da Física clássica ao publicar a Teoria Especial de Relatividade, completada onze anos depois pela Teoria Geral da Relatividade. Nelas Einstein expôs a idéia revolucionária de que a velocidade da luz no espaço vazio é sempre a mesma, qualquer que seja a posição do observador.

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é um pilar da física moderna que transformou o entendimento sobre espaço, tempo e gravidade. Por meio dela, é possível decifrar a expansão contínua do Universo, o movimento dos planetas e a existência de buracos negros.

Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar. Ou seja, quanto mais rápido o corpo se move, mais devagar o tempo passa. Sim, o tempo é relativo.

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

Relativo é um termo usado para caracterizar algo como relacionado a outra coisa, demonstrando haver uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.

Em 1905, Albert Einstein introduziu uma nova estrutura que seria a base da Física moderna ao propor novos conceitos de espaço e tempo. Foi quando surgiu a Teoria da Relatividade Restrita.

Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915.

As consequências maiores e inovadoras da relatividade geral são buracos negros, ondas gravitacionais, cosmolo- gia e teorias de unificação. Buracos negros são os objetos por excelência da relatividade geral, são constituídos por gravitação pura.

Resumidamente, a Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo mudar de acordo com três variáveis: velocidade, gravidade e espaço.

Galileu então postulou como princípio que: Quaisquer dois observadores movendo-se com velocidades constantes, em quaisquer direção e sentido, um em relação ao outro, obterão os mesmos resultados físicos para todos os experimentos mecânicos realizados.

Einstein, na sua Teoria da Relatividade Restrita, estendeu o princípio da relatividade à teoria electromagnética, propondo que a velocidade da luz é constante; a sua velocidade é sempre a mesma para qualquer observador em movimento ou não!