Quais são os quatro tipos de coordenação motora?

Perguntado por: abaptista2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

Para ajudar o seu filho nessa tarefa, a seguir vamos mostrar diversas formas de trabalhar a coordenação motora fina brincando e se divertindo.

  • Desenhar e colorir. ...
  • Fazer origamis. ...
  • Brincar de pegar vareta. ...
  • Cortar e colar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Modelar massinha.

Alguns exemplos são: desenhar, pintar, segurar objetos pequenos, recortar papel, passar uma linha em uma agulha.

Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).

É nele que se observa o rápido desenvolvimento de habilidades motoras que vão ser utilizadas durante toda a vida. Para Gallahue e Ozmun (2005), na aquisição dessas habilidades, o indivíduo passaria por três estágios distintos: 1) estágio inicial; 2) estágio elementar; 3) estágio maduro.

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

Ou seja, a coordenação motora fina é a capacidade de usar as mãos e os dedos de maneira precisa, segundo a exigência necessária para a realização de determinada tarefa ou competência fundamental para a manipulação de objetos.

Um dos grandes responsáveis por isso é o cerebelo, o qual exerce função relevante quando falamos da força, intensidade,e ritmo, contribuindo, dessa forma, na coordenação motora fina.

Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa – Expandida & Revisada (GMFCS- E&R) é um sistema de classificação em 5 níveis que descreve a função motora grossa de crianças e jovens com paralisia cerebral com base em seus movimentos autoiniciados, com ênfase particular em sentar, andar e mobilidade sobre rodas.

Atividades que estimulam a coordenação motora
Já as habilidades grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas. Vale destacar que a coordenação motora pode ser estimulada de forma lúdica, ou seja, por meio de brincadeiras.

Uma sugestão é montar na sala de casa uma sequência de almofadas e sugerir que a criança realize pequenos saltos com obstáculos. Outra maneira de estimular a atividade com saltos, que também integra outras competências, é através do jogo da amarelinha, no qual são feitos quadrados com números no chão.

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.