Quais são os recursos poéticos?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Como mencionamos, a função poética pode ser encontrada em diversos gêneros textuais, sendo os principais deles o poema, o cordel e os anúncios publicitários. Neles, é muito comum vermos o uso de mensagens que brincam com a sua própria construção, como é o caso, por exemplo, dos poemas concretistas.

OS CLASSIFICADOS POÉTICOS SÃO VERSOS CHEIOS DE POESIA QUE ANUNCIAM COM HUMOR A VENDA OU A TROCA DAQUILO QUE QUEREMOS.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Assim, o texto poético costuma ter uma característica única: expressa sentimentos dirigidos para comover o leitor. Sua forma gráfica se apresenta em versos acompanhados de espaços em branco. Por outro lado, as palavras incorporam certa musicalidade e um sentido do ritmo implícito.

Quais são os tipos de linguagens?

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Há seis funções da linguagem: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.

Heptassílabo ou redondilha maior: verso de sete sílabas.

A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.

Seu significado mais reconhecido é como um tropo literário, um recurso estético relacionado à atração entre dois termos que produzem alguma tensão no significado de um poema. A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras.

A intenção do autor de um texto poético - seja em verso seja em prosa - é exprimir os seus sentimentos e despertar emoções no seu leitor e para isso usa uma linguagem expressiva, harmoniosa, figurativa.

adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.

Classificação das Estrofes
Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos.

Literalmente, Aristóteles refere-se a poetas elegíacos e épicos como “fazedores de elegia” e “fazedores de épica”. [2] O ditirambo e o nomos são odes líricas entoada por um coral, o primeiro em homenagem a Dionísios, o segundo a Apolo.

eu lírico é a voz que enuncia o poema.

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica.

Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.