Quais são os rituais indígenas de cura?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

No Opu, o pajé e a índia estão imersos em fumaça, absortos naquele ritual de cura. A música preenche o ambiente; a marcação certeira dos bastões de bambu batidos contra o chão ressoa pelo ar. A rabeca e o violão conferem um contraponto melódico ao acompanhamento percussivo dos tambores, maracás e bambus.

Resposta: Segundo a crença dos indígenas, esses poderes podem ser usados para curar doenças como também para provocá-las, razão pela qual é comum atribuir a origem de doenças aos feitiços. Os processos de cura variam entre os grupos indígenas.

Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habitam o cosmos.

Trata-se do sphagnum, tipo de musgo conhecido pelo nome de esfagno.

Conheça as plantas medicinais indígenas e suas funções

  • Sálvia. A sálvia é uma planta medicinal muito especial para as comunidades indígenas, já que ela ajuda a reforçar a imunidade e resistência corporal contra a ação de vírus e bactérias. ...
  • Arruda. ...
  • Catuaba. ...
  • Boldo.

As mulheres podem parir de joelhos, de cócoras, ou como se sentirem melhor. Elas também são responsáveis por fechar a “mãe do corpo” depois do parto e colocá-lo no lugar, quando se desloca, por meio de massagens no ventre. A “mãe de corpo”, segundo o conhecimento Munduruku, fica localizado abaixo do umbigo da mulher.

Ritos de passagem são aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões.

[Brasil] Chefe espiritual dos indígenas, misto de sacerdote, profeta e feiticeiro. 2. [Brasil] Benzedor, curandeiro.

Conhecimentos tradicionais indígenas combinam medicamentos naturais com a sabedoria sobre as relações com o meio ambiente no tratamento de doenças. A cura pela medicina indígena depende de um profundo entendimento sobre a relação do homem com a natureza (Foto: Lunaé Parracho / Greenpeace).

O rapé é um pó da medicina sagrada xamânica, que é feito de tabaco, cascas de árvores, ervas e demais plantas moídas. Ele surgiu originalmente nas tribos indígenas da América do Sul, sendo o seu uso uma tradição de anos,. Com o tempo, teve o seu alcance difundido entre outras tribos e pelos países da Europa.

Eles desenvolveram seus próprios sistemas tradicionais de saúde, constituídos por diferentes atores e práticas, como a pajelança, plantas medicinais, rezas e cantos de cura. Isso está ligado ao modo como compreendem o mundo e, consequentemente, o processo de adoecimento.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Os Xerente são uns dos poucos que ainda hoje praticam a corrida de toras de Buriti. Toda a corrida é associada com algum tipo de rito, mudando assim a forma da tora, o percurso e os grupos que praticam a corrida. Normalmente, é feita com duas toras iguais, onde dois grupos rivais carregam as suas respectivas toras.

O ritual de despedida acontece hoje na Aldeia Porteira, a cerca de 12 km do município, a partir das 13 horas. O ritual é desenvolvido pelos membros jovens da aldeia, denominados krupé, que enquanto prestam sua homenagem ao líder recebem ensinamentos dos pajés, com uma lição de coragem e respeito.

Desde a pré-história o cuidado com as feridas era algo que causava preocupação. Nesse período, eram aplicados extratos de plantas, água, neve, gelo, frutas, lama, mel, leite, gordura animal, ovo e até resina nos ferimentos que, em geral, eram deixados descobertos.

Para tratar a dor, 86,7% dos índios entrevistados disseram que recorrem à medicina convencional – ou os “remédios do branco”, como anti-inflamatórios não hormonais, relaxantes musculares e corticoides – e 80% contam com a ajuda da medicina tradicional indígena como o “remédio do mato”, feito de acordo com as tradições ...