Quais são os robôs mais famosos?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Vamos relembrar alguns dos robôs mais legais da ficção!

  • T-800 - O Exterminador do Futuro. O T-800, ou Exterminador, é um robô da série de filmes O Exterminador do Futuro. ...
  • TARS - Interestelar. ...
  • R2D2, C3PO e BB-8 – Star Wars. ...
  • Baymax – Operação Big Hero. ...
  • Wall-E e Eva. ...
  • HAL-9000 - 2001: Uma Odisseia no Espaço. ...
  • Robocop.

No entanto, um dos grandes candidatos é Eric, criado no ano de 1928 no Reino Unido, apenas 7 anos depois do escritor tcheco Karel Capek cunhar o termo “robot”. Ele não era capaz de muita coisa, mas entrou para a história como o primeiro robô britânico.

Qual o robô humanoide mais avançado do mundo? Ameca. Trata-se de um robô humanoide, que é o mais avançado do mundo. Foi construído com 17 motores individuais, e scans 3D internos de pessoas reais.

Abaixo, uma breve explicação sobre cada um deles.

  • Robô Articulado. Robôs articulados são atualmente os mais utilizados nas indústrias. ...
  • Robô Cartesiano. O robô cartesiano também é conhecido como robô retilíneo e robô de gantry. ...
  • Robô Cilíndrico. ...
  • Robô Polar. ...
  • Robô SCARA. ...
  • Robô Delta. ...
  • Robô Colaborativo.

Conceitualmente, o Asimo é um projeto à frente do seu tempo. O robô foi idealizado para realizar várias tarefas domésticas: transportar objetos, ligar a TV, apertar o interruptor de luz, abrir ou fechar portas, remover obstáculos (um brinquedo na escada, por exemplo) e por aí vai.

Alguns dos itens vistos no desenho futurista, já fazem parte da nossa realidade, como os tablets, esteiras rolantes, televisões de tela plana, relógios inteligentes, chamadas de vídeo, assistentes pessoais (Siri, Google e Alexa) e, ainda que parcialmente, o robô que tira a poeira do chão.

Seu nome é Ameca. Ele é o novo robô da empresa britânica Engineered Arts, especializada em máquinas humanoides. Sua extrema semelhança com seres humanos acabou chamando atenção de internautas nas redes sociais.

História do primeiro robô
O robô que eles criaram foi chamado de “Unimate”, e foi projetado para executar tarefas de soldagem em uma linha de montagem automática. A ideia do Unimate foi inspirada em um braço mecânico que Devol viu em um açougue, que era usado para levantar pedaços de carne.

O exército chinês afirma ter construído o “maior robô biônico quadrúpede do mundo”. O tamanho da máquina não foi revelado, mas a julgar pelas imagens divulgadas no Twitter, o bot de quatro patas possui mais da metade da altura de um humano adulto e comprimento quase duas vezes maior que sua estatura.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o número de robôs no país aumentou 68% em um ano, passando de 60 mil em 2019 para 101 mil em 2020.

O Japão é o

O Japão é o país predominante na fabricação de robôs no mundo – onde até robôs montam robôs: 47% da produção global de robôs é feita na Nippon. A indústria eletroeletrônica tem participação de 34%, a indústria automotiva 32% e a indústria de metais e máquinas 13% do estoque operacional.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul é o país com a maior densidade de robôs do mundo na indústria de manufatura, posição que ocupa desde 2010. A taxa coreana excede a média global sete vezes (932 unidades por 10.000 trabalhadores). A densidade dos robôs aumentou em média 10% a cada ano desde 2015.

Cassie

Um robô desenvolvido pela Oregon State University, nos Estados Unidos, bateu o recorde de robô bípede mais rápido do mundo e entrou para o Guinness Book. Apesar do título ter sido concedido nesta semana, o robô, chamado de Cassie, completou o feito em maio.

George Devol

O primeiro robô autônomo eletrônico foi criado por Grey Walter na Universidade de Bristol, na Inglaterra, no ano de 1948. George Devol (1912-2011) patenteou o primeiro robô industrial, denominado Unimate, empregado na fábrica da Ford Motor Company de Trenton (Nova Jérsei) em 1961.

Cientistas da Universidade Northwestern, de Illinois, nos Estados Unidos, criaram o menor robô ambulante do mundo. Com apenas meio milímetro de largura, o robô é menor que uma pulga e se move como um caranguejo em miniatura.

O humanoide também aparece levantando barras de metal em uma produção na fábrica da Tesla. Musk afirmou que os robôs são feitos na mesma plataforma que os carros, por isso a Tesla é capaz de produzir milhões de Optimus e vendê-los por menos de US$ 20 mil (R$ 110 mil), um terço do valor do SUV elétrico Model Y.

Hanson Robotics

Desenvolvida pela empresa Hanson Robotics, Sophia mostrou algumas de suas capacidades ao longo do webinar, em que respondeu perguntas ao vivo, exibiu algumas de suas 62 expressões faciais e até dançou!

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinorobôrobôs
Femininoroboaroboas

Robôs industriais são manipuladores multiuso reprogramáveis e controlados automaticamente, programáveis em três ou mais eixos. Esta definição é dada pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Os robôs possuem diferentes graus de liberdade que identificam sua versatilidade.

A seguir, os enumeramos.

  • Controlador: cérebro do robô Esta é a parte que controla todas as funções, movimentos, cálculos e processamento de dados, por um minicomputador. ...
  • Esqueleto de robô ...
  • Partes dum robô: atuadores. ...
  • Sensores. ...
  • Manipulador. ...
  • Sistema de controle.