Quais são os serviços de Assistência Social?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Serviços e Benefícios Socioassistenciais

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. ...
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ...
  • Benefícios Eventuais. ...
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Empresas: gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.

São serviços,programas,projetos de Proteção Social Básica: Programa de Atendimento Integral à Família;Agente Jovem;Apoio a Pessoa Idosa,Apoio a Pessoa com Deficiência,Benefício de Prestação Continuada,Programas de geração de Trabalho e Renda,Benefícios Eventuais (auxílio natalidade e mortalidade), Bolsa Família.

cuidados de saúde, acesso à educação, à cultura, ao esporte e lazer, à segurança alimentar, à segurança pública, à preservação do meio ambiente, à infraestrutura urbana e rural, ao crédito bancário, à documentação civil e ao desenvolvimento sustentável.

a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);

Conheça mais:

  • Auxílio Brasil. O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. ...
  • Auxílio Emergencial. ...
  • Bolsa Família. ...
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC) ...
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ...
  • Garantia-Safra. ...
  • Seguro Defeso (ou Pescador Artesanal)

A Assistência Social conta com uma extensa rede de unidades públicas, que realiza atendimentos para pes- soas ou grupos de crianças, de jo- vens, de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros públicos.

Em síntese, o assistente social é um profissional importante na Atenção Básica como um mediador entre as necessidades dos usuários e os serviços disponíveis, buscando garantir que estes sejam efetivos, eficazes e de qualidade, promovendo a cidadania, a participação e o controle social. Brasil. Ministério da Saúde.

Neste trabalho, é utilizada a definição dada por Samaro (2014, p. 19) para Visita Domiciliar: “é uma técnica social, de natureza qualitativa, por meio da qual o profissional se debruça sobre a realidade social com a intenção de conhecê-la, descrevê-la, compreendê-la ou explicá-la.

planejar, organizar e administrar o acompanhamento dos recursos or- çamentários nos benefícios e serviços socioassistenciais nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Es- pecializados de Assistência Social (CREAS);

Serviço de Acolhimento Institucional; Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

O que é? Os serviços de proteção social básica têm como objetivo apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Logomarca criada para padronização e divulgação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

O Sistema Único de Assistência Social foi efetivado em 2003, consolidando assim a LOAS e a PNAS/2004. A PNAS/2004 regulamenta as funções da Política Nacional de Assistência social, são elas a Proteção Social, a Defesa Social e a Vigilância Socioassistencial, objeto de estudo desse trabalho.

Serviços e Benefícios Socioassistenciais

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. ...
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. ...
  • Benefícios Eventuais. ...
  • Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha.

Conforme a previsão da Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social há muito vinha sendo reivindicada por trabalhadores e movimentos sociais. Seus principais pilares são a (1) Saúde, a (2) Assistência Social e a (3) Previdência.