Quais são os sextantes?

Perguntado por: alima7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A boca é dividida em sextantes definidos pelos números dos dentes 18-14, 13-23, 24-28, 38-34, 33-43, 44-48. Um sextante só será examinado se existir dois ou mais dentes presentes e não indicados para extração. Os dentes índices são: 17-16, 11, 26-27, 37-36, 31, 46-47.

(2018), a gengivite se classifica em três níveis: Incipiente, Moderada e Severa. Gengivite incipiente se caracteriza por poucos sítios afetados, inflamação leve, que se expressa como um leve avermelhado na margem gengival com demora para sangrar.

Há dois tipos da doenças que são consideradas mais comuns:

  • Gengivite — inflamação da margem gengival;
  • Periodontite — inflamação que afeta os ossos e tecidos dos dentes.

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.

Periograma. A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.

Curetas indicadas

  • Gracey número 3-4: dentes anteriores na face vestibular e lingual;
  • Gracey número 5-6: dentes anteriores e pré-molares;
  • Gracey número 7-8: dentes posteriores na face vestibular e lingual;
  • Gracey número 11-12: dentes posteriores na parte mesial;
  • Gracey número 13-14: dentes posteriores na parte distal.

As sondas são específicas para cada tipo. Podem ser de plástico, látex, silicone, téflon, polietileno. A flexibilidade é variável (semi-rígida ou flexíveis). Podem ter um lúmen ou mais.

inchaços; mudanças de tonalidade; mau hálito; gosto ruim na boca.

Para entender a infecção na gengiva: começando pelo abscesso
O abscesso gengival é resultado de uma infecção na gengiva, como a gengivite. E consiste em pequenas bolsas com acúmulo de pus bacteriano.

Cárie dentária
A cárie dentária é a doença bucal mais comum no mundo e sua etiologia é multifatorial.

Periodontite crônica
Este tipo é causado pelo acúmulo de placa e envolve uma deterioração lenta . Pode melhorar e piorar com o tempo, mas causa destruição nas gengivas e ossos e perda de dentes se não for tratada .

Gengivas Inchadas e Vermelhas: O Primeiro Alerta
O inchaço ocorre devido à inflamação dos tecidos periodontais, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa placa, se não removida corretamente, pode irritar as gengivas e levar ao desenvolvimento de doenças periodontais.

A Gengivite e a Periodontite afetam os tecidos que funcionam como suporte aos nossos dentes, as gengivas, sendo a gravidade a grande diferença entre elas. A gengivite é a doença numa fase inicial, possível de ser tratada, já a periodontite é a doença na sua forma mais grave e evoluída.

O sextante é um instrumento usado para medir a distância angular na vertical entre um astro e a linha do horizonte para fins de cálculo da posição e para corrigir os eventuais erros da navegação estimada, mas nada impede que seja usado para calcular distâncias medindo ângulos verticais desde o ponto de observação até ...

Continuar lendo