Quais são os sintomas da discalculia?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A discalculia é caracterizada pela dificuldade no aprendizado dos números. As crianças apresentam uma inabilidade para lidar com contagens, sequências e operações aritméticas. Mas é importante ressaltar que isso não tem a ver com inteligência, mas com uma deficiência na compreensão matemática.

Falta de compreensão e assimilação matemática: o aluno tem falta de compreensão da linguagem matemática ou não é capaz de elaborar um plano para resolver um problema matemático. Dificuldade em entender frases matemáticas: por exemplo: maior que e menor que.

Na base da discalculia estão dois principais tipos de limitações: de natureza visuo-espacial, através das quais a criança tem dificuldade em processar aquilo que os seus olhos vêem; e de natureza linguística, através das quais a criança tem dificuldade em processar e compreender aquilo que ouve.

Trata-se da discalculia, transtorno crônico que muitas vezes é confundido com experiências escolares inadequadas, ansiedade matemática ou dificuldades emocionais.

Esta avaliação cognitiva completa para detectar a discalculia é composta de um questionário e uma bateria completa de testes neuropsicológicos. Geralmente, ela leva de 30 a 40 minutos para ser concluída.

Relacionar a matemática com os aspectos práticos da vida diária ajuda os alunos com discalculia a entender os conceitos e a enxergar as relações entre os números. Usar objetos que os alunos podem manipular, como copos de medição e réguas, ajuda a tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.

Dificuldade na memória de trabalho, na memória em tarefas não verbais, na soletração de não palavras (tarefas de escrita), ausência de problemas fonológicos, dificuldade na memória de trabalho que implica contagem, dificuldade nas habilidades visoespaciais e nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.

A dislexia e a discalculia. Existem comorbidades que ocorrem concomitantemente ao TDAH apesar de serem difíceis por si só. Muitas crianças que já sofrem com o déficit também enfrentam desafios com a dislexia e a discalculia.

Comumente, são alunos que não apresentam tarefas feitas, não participam das aulas e dessa forma, são consequentemente crianças inibidas. A reprovação desses alunos no final do ano é impossível de ser evitada, caso não verificado o problema anteriormente.

Discalculia (Transtorno Específico da Aprendizagem na Matemática DSM V 315.1 (CID 10 F81. 2 – 2014). Questões emocionais também precisam ser cuidadas por profissionais competentes na área.

A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica, suas experiências e suas oportunidades educacionais. A discalculia costuma estar associada à dislexia porque frequentemente aparecem juntas.

Wajnsztejn & Castro15 afirmam que no transtorno da discalculia alguns processos cognitivos podem ser afetados, tais como, a memória de trabalho, velocidade de processamento de informações, habilidades visuais, psicomotoras, perceptivos táteis, linguagem matemática.

Enquanto a dislexia representa a deficiência no aprendizado da língua, a discalculia se caracteriza pela menor habilidade em compreender e manipular números.

Discalculia verbal:
Este tipo de discalculia é caracterizada pela dificuldade para nomear e compreender os conceitos matemáticos aprensentados verbalmente. As crianças com esse tipo de discalculia são capazes de ler ou escrever os números, mas têm dificuldade para reconhecê-los quando são ditados verbalmente.

Como lidar com a dificuldade de aprender? Confira 4 dicas fundamentais

  1. Estabeleça uma rotina de estudos.
  2. Identifique as suas dificuldades.
  3. Evite procrastinar.
  4. Use a tecnologia a seu favor.