Quais são os sintomas do verme Oxiurus?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quais são os sintomas da infeção por oxiúros? A maioria dos infetados não apresenta sintomas ou sinais, mas alguns apresentam: prurido/comichão no ânus e na região da pele em volta, incluindo genitais, principalmente à noite e durante a madrugada. sono agitado.

Tratamento da infestação por oxiuros

  • Mebendazol 100 mg por via oral (independentemente da idade)
  • Pamoato de pirantel 11 mg/kg (dose máxima de 1 g) por via oral (disponível sem prescrição)
  • Albendazol 400 mg por via oral.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas.

Todo o ciclo do oxiúros dura aproximadamente 40 dias.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

“O ideal é que se utilize medicamentos com propriedades anti-inflamatórias e/ou cicatrizantes como o cloridrato de benzidamina, permanganato de potássio e o chá de camomila”, destaca Fabiana.

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

A transmissão ocorre principalmente através da passagem dos ovos do verme de pessoa a pessoa ou através de objetos, água ou alimentos contaminados. A autoinfecção ocorre principalmente em crianças contaminadas, ao levarem a mão à boca após coçar a região anal.

A infecção ocorre após os ovos (ova) de oxiúros serem engolidos. As larvas nos ovos eclodem no intestino delgado, depois migram para o intestino grosso. Lá, as larvas maturam dentro de 2 a 6 semanas e os vermes adultos se acasalam.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal.

A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados ou através de pequenos ferimentos na pele por onde o verme pode penetrar.

Coceiras, erupções cutâneas e lesões com pus podem acontecer, bem como dores por todo o corpo. Como os vermes se habituam a sugar os nutrientes do organismo, a deficiência de ferro passa a ser uma realidade no paciente. Ele fica anêmico, perde peso e, em contrapartida, sente muita fome e ansiedade.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Erva-de-Santa-Maria

Erva-de-Santa-Maria - Usa-se as folhas, flores e sementes. Chá por infusão, 10g em 1 litro de água. Tomar uma colher das de sopa de hora em hora, por 1 a 3 dias. Após tomar a infusão, ingerir 2 ou mais colheres das de sopa de óleo de rícino.

Além de diarreia e desconforto abdominal, em casos mais graves, a tênia causa obstrução intestinal, sendo necessária cirurgia de emergência. Se a pessoa ingerir os ovos da tênia, existe risco de problemas de saúde graves.