Quais são os sons de korotkoff?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sangüínea, são chamados de sons de Korotkoff. O primeiro som claro, quando o sangue flui, através da artéria comprimida, é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.

Os sons ouvidos durante o procedi- mento de medida são denominados ruídos de Korotkoff, sendo classificados em cinco fases, conforme a tabela 1.

Os sons de Korotkoff são ouvidos no momento em que o sangue passa pelo vaso parcialmente ocluído pelo manguito, devido à turbulência causada pela passagem do sangue no vaso.

o som de Korotkoff I representa um som baixo, fraco e pouco definido. o som de Korotkoff II representa um som forte bem definido e curto. o som de Korotkoff III surge mais nítido e intenso, com desaparecimento de sons soprosos.

Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da pressão arterial sistólica (PAS), obtido pela palpação. Para estimar o nível da PAS deve-se palpar o pulso radial e inflar o manguito até não sentir o pulso sobre os dedos. Esse será o nível estimado da PAS, neste momento insufla-se mais 20 a 30 mmHg.

Para adultos, uma leitura de tensão arterial normal está entre 90/60 mmHg e 120/80 mmHg.

Geralmente, os aparelhos mostram três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9.

Hiato Auscultatório
É o desaparecimento momentâneo dos sons na ausculta na aferição da pressão arterial, acontecendo entre as fases 1 e 2 dos sons de Korotkoff.

A hipertensão é dividida em três tipos, conforme os estágios classificados pelos níveis de pressão arterial. O estágio I corresponde à pressão acima de 140/90 e abaixo de 160/100. O estágio II ocorre acima de 160/100 e abaixo de 180/110. Já o estágio III é marcado pela pressão acima de 180/110.

diástole (quando o coração se enche com sangue) sístole (quando o coração bombeia o sangue)

Você sabe o que é o pulso paradoxal? Já ouviu falar nele? Em termos técnicos, utilizamos a nomenclatura pulso paradoxal para nos referirmos a uma queda superior a 10 mmHg na pressão arterial sistólica durante a fase inspiratória da respiração.

A pressão arterial sistólica (PAS), também conhecida como “pressão máxima”, se refere à pressão do sangue no momento que o coração se contrai para impulsionar o sangue para as artérias. Quanto mais o coração se contrai, maior é a pressão sistólica.

Atualmente, os níveis de pressão arterial para adultos são divididos da seguinte forma: Pressão arterial normal – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg. Pré-hipertensão – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.

O hiato auscultatório ocorre, geralmente, em idosos com Hipertensão Arterial Sistêmica, arteriosclerose e estenose aórtica grave. Não é possível evitá-lo, e sim estimar a PA Sistólica pelo método palpatório, aplicando a manobra de Osler, de modo a evitar erros decorrentes desse fenômeno.