Quais são os tecidos de condução das plantas que tipo de função tem além dá condução?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema. Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta. A condução de substâncias ocorre por meio de dois tipos de tecido: o floema e o xilema.

Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).

O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.

Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.

Os tecidos vegetais de sustentação garantem suporte mecânico à planta. Os tecidos de sustentação do vegetal proporcionam suporte mecânico à planta, garantindo que o vegetal seja capaz de sustentar-se. Graças a esses tecidos, a árvore não se quebra quando sofre a força do vento, por exemplo.

O tecido epitelial tem como principal função fazer o revestimento de toda a superfície externa do corpo, das cavidades corporais internas e dos órgãos, além de exercer função secretora. É caracterizado por sua baixa quantidade de material intercelular e por suas células que se apresentam extremamente justapostas.

O colênquima, assim como o esclerênquima, é um tecido que atua na sustentação das plantas. É um tecido que apresenta células vivas, que se caracterizam pela presença de espessamento irregular branco e brilhante na parede celular quando visto em microscópio óptico.

A sua principal função é a condução de água e sais minerais. Os elementos de vaso apresentam perfurações, o que permite diferenciá-los dos traqueídos. As fibras lenhosas, células mortas, alongadas e com paredes celulares espessas, são responsáveis pelo transporte no xilema.

Além da diferença na constituição da seiva, cada um desses tipos de seiva será transportado por um tecido diferente. A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.

Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.

O colênquima e o esclerênquima, tecidos de sustentação vegetal, conferem às plantas uma maior resistência e suporte. As plantas apresentam tecidos de sustentação que são responsáveis por conferir maior resistência e sustentação às suas partes, contribuindo, assim, para a sua adaptação ao meio terrestre.

Quais os tipos de tecidos vegetais?

  • Meristemas. O meristema é o tecido de crescimento das plantas. ...
  • Epiderme. A epiderme vegetal é um tecido de revestimento. ...
  • Periderme. ...
  • Parênquimas. ...
  • Colênquima e Esclerênquima. ...
  • Floema e Xilema.

Plantas vasculares: o transporte da seiva ocorre em vasos condutores formados pelos tecidos condutores. Os vasos que transportam a seiva bruta ou mineral da raiz para as folhas são denominados lenhosos. O conjunto de vasos lenhosos de uma planta e tecidos associados a eles são chamados de xilema ou lenho.

Na endoderme, são como uma cinta, que envolve a célula, passando pelas paredes transversais e radiais; têm por função impedir a passagem de água e solutos via apoplasto (entre as células), desempenhando o papel de barreira de filtração.

A periderme também funciona como revestimento, porém reveste plantas com crescimento secundário. A periderme garante proteção ao vegetal e funciona também como um tecido de cicatrização, surgindo em regiões expostas após a queda de folhas e galhos ou após um ferimento.

A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese. Não pare agora...

A raiz da planta possui as seguintes funções: Fixação da planta no solo; Absorção de nutrientes, minerais e água; Reserva de água e nutrientes.