Quais são os tipos de bordado?

Perguntado por: erocha3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Conheça os principais tipos de bordado à mão

  • Ponto Cruz. Uma das técnicas mais conhecidas e populares é o ponto cruz. ...
  • Vagonite. Ao contrário do ponto cruz, o vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas, com desenhos mais geométricos. ...
  • Ponto Russo. ...
  • Bordado com Fitas.

Um bordado é uma forma de criar à mão ou à máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal, de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.

“A diferença do bordado livre para o ponto cruz é que o ponto cruz dispensa o bastidor. Mas eu recomendo, principalmente para quem está começando”, adverte a artista. O kit conta com bastidores de 12cm, 16cm e 19,5cm de diâmetro e é mais que suficiente para aprender a bordar.

Vagonite é um tipo de bordado marcado por desenhos geométricos que ficam incríveis fazendo uso de fitas de cetim ou seda. O vídeo com passo a passo ensina como fazer este ponto que deixará a sua toalha de banho ou rosto, ou até mesmo o seu pano de prato com um visual mais moderninho!

1. Linha meada ou mouline: a linha meada é uma das principais peças para o bordado, sendo uma das mais usadas por obter um ótimo resultado visual e ser muito prática. É possível, também, usar outros tipos de linha, como raiom, perlé, torçal e outras, para dar o efeito desejado à peça.

Vagonite é uma técnica de bordado considerada mais fácil, por isso, é bastante indicada para iniciantes.

O que é bordado livre? É uma técnica mais livre, que permite que o bordado seja feito em diferentes tecidos, como camisetas, jeans, ecobags e bastidores, sem a necessidade de seguir grandes regras. Por isso, é possível abusar da criatividade e trazer versatilidade para a processo.

Atividade quase sempre restrita às mulheres, bordar tinha como objetivos ornamentar e embelezar a casa, as roupas, os enxovais e algumas vezes era geradora de renda familiar. Atualmente, essa linguagem vem sendo difundida de outra forma, estimulando reflexões e representações, aproximando-se de uma linguagem artística.

Ao transformar as lembranças em desenhos que, emoldurados, podem enfeitar as paredes, como uma obra de arte, a técnica ganhou o nome de bordado afetivo e volta à moda pelas mãos de pessoas mais jovens.

Preparando o bordado 3D é uma técnica artística que consiste em criar desenhos ou padrões tridimensionais sobre tecido, usando uma combinação de linhas, pontos e elementos decorativos.

No bordado manual, costuma-se usar o bastidor, uma espécie de moldura de madeira ou plástico, para deixar o tecido esticado. Depois, risca-se a imagem que será bordada e se usam linha e agulha para criar os pontos que vão contornar e preencher o desenho.

Veja algumas das opções de gráfico de ponto cruz para fazer:

  • Alfabeto em ponto cruz;
  • Ponto cruz flores;
  • Ponto cruz infantil;
  • Coração em ponto cruz.

Tecido Etamine ideal para bordar ponto cruz. 100% algodãocor branco. qualidade Dohler.

Tecido Etamine para bordar ponto cruz | Shopee Brasil.

Conheça os principais tipos de bordado à mão

  • Ponto Cruz. Uma das técnicas mais conhecidas e populares é o ponto cruz. ...
  • Vagonite. Ao contrário do ponto cruz, o vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas, com desenhos mais geométricos. ...
  • Ponto Russo. ...
  • Bordado com Fitas.

O bordado em pedraria é uma técnica artesanal de aplicação de pedras de materiais diversos formando um bordado. Através dele você pode bordar roupas, bolsas, fazer quadrinhos, e muito mais!

Técnica de ornamentar tecidos com desenhos ou motivos diversos, utilizando os fios e a agulha para formar o bordado. No fazer tradicional, o bordado é feito à mão, utilizando-se diferentes pontos que muitas vezes dão o nome ao bordado realizado.

Tecido. Os tecidos mais usados no bordado livre são aqueles sem elastano, como o algodão e o linho. Tanto pela grande variação de cores e estampas quanto pela durabilidade e resistência. A seda é uma ótima opção para bordados mais delicados e com materiais como pérolas, vidrilhos e lantejoulas.

As bordadeiras fazem roupas, toalhas de mesa, almofadas, aventais, colchas, bolsas, sacolas, jogos americanos, panos de prato, guardanapos e necessaires.

Você pode estar surpreso, mas lembre-se: naquela época, os serem humanos precisavam se proteger do frio. E, para isso, contavam apenas com as peles dos animais que caçavam. Assim, precisavam uni-las de uma forma que se encaixassem ao corpo. E, dessa forma, surgiram as primeiras formas de costura.