Quais são os tipos de doenças crônicas degenerativas?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.

Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

Doenças degenerativas são aquelas que afetam o funcionamento vital do paciente, causando a degeneração dos tecidos, células e órgãos. As doenças degenerativas não têm causas definidas, mas o seu surgimento pode ser relacionado a alguns fatores de risco como herança genética, má alimentação e sedentarismo.

2. Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Cada vez mais cientistas e médicos estão usando a ressonância magnética para detectar problemas e diagnosticar progressões de doenças degenerativas cerebrais. O método não invasivo, em comparação a tomografia computadorizada e também pela própria natureza do exame, proporciona o estudo.

Doença de Alzheimer
As áreas afetadas no cérebro comprometem a memória, a capacidade de linguagem e o comportamento. No Brasil, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas sofram com a doença de Alzheimer. Essa doença afeta, principalmente, as pessoas a partir dos 60 anos de idade.

A degeneração nada mais é que o desgaste que afeta principalmente estas, mas também todas as outras estruturas da coluna. A degeneração não chega a ser uma doença, mas sim um acontecimento normal do processo de envelhecimento.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.

Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde. A sua etiologia é multifatorial e sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.

As quatro principais DCNT são: doen- ças cardiovasculares, doenças respira- tórias crônicas, diabetes mellitus e neo- plasias (canceres) e tem em comum quatro fatores de risco: tabagismo, inati- vidade física, alimentação não saudável e uso nocivo do álcool os quais são modificáveis.

As doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

O que é a discopatia degenerativa da coluna lombar? Também chamada de doença degenerativa do disco lombar (DDD), é uma circunstância que atinge os discos da coluna lombar. Ela é caracterizada pelo desgaste ou pela ruptura dos discos intervertebrais, responsáveis pelo “amortecimento” entre as vértebras.

No caso das doenças degenerativas das articulações, estamos a falar de casos de Osteoartrose, Osteoporose e Artrite. No caso da Osteoartrose (ou só artrose, como é vulgarmente conhecida), é uma doença que afeta principalmente as articulações que suportam peso ou fazem demasiados movimentos: como os joelhos ou os pés.

Aposentadoria por Invalidez Doenças respiratórias
As doenças respiratórias, como a asma, a bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a fibrose pulmonar, podem ser consideradas como causa de incapacidade permanente para o trabalho e dar direito à aposentadoria por invalidez.