Quais são os tipos de inventário?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Quais são os tipos de inventário de estoque?

  1. Inventário Geral. Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário etc. ...
  2. Inventário Parcial ou Dinâmico. ...
  3. Inventário Anual. ...
  4. Inventário Rotativo. ...
  5. Inventário Cíclico.

Se considerarmos a frequência em que é realizado, podemos identificar 4 tipos de inventário de estoque:

  • Inventário anual. ...
  • Inventário periódico. ...
  • Inventário cíclico (conhecido também como inventário rotativo). ...
  • Inventário permanente (conhecido também como inventário perpétuo).

O controle de inventário consiste na contagem de produtos e mercadorias estocados, que deve ser feita de tempos em tempos. Ele tem como finalidade manter os dados atualizados e contribuir para um fluxo melhor de vendas, aquisições e outras operações logísticas de um negócio.

extrajudicial

O tipo de inventário mais rápido é o extrajudicial. Isso porque ele é feito diretamente em cartório, não havendo necessidade de entrar com um processo na justiça. Os herdeiros precisam comparecer no cartório apenas para assinar o plano de partilha dos bens apresentados.

Em relação às despesas, o que vai definir a diferença entre inventário judicial e inventário extrajudicial é o tempo gasto com cada processo e procedimento realizado. Como vimos, no inventário extrajudicial os custos são menores, uma vez que o processo dura menos e não há diligências.

Transmissão da herança. O Inventário é um procedimento necessário para que haja a efetiva partilha de bens e transferência dos bens deixados por alguém que já faleceu aos seus herdeiros.

Inventário geral
Embora seja completo e, por vezes, difícil de ser executado, o balanço geral é relativamente simples. Ele é, basicamente a avaliação de todo o patrimônio da sua empresa, desde os itens em estoque e almoxarifado, o maquinário, os materiais de escritório e até mesmo os móveis.

Fala-se em inventário extrajudicial quando a divisão dos bens é feita em qualquer Cartório de Notas diante do tabelião e com os herdeiros acompanhados, obrigatoriamente, de advogado.

Já descrevemos como o inventário permanente está sendo constantemente atualizado para a apropriação correta dos custos e o acompanhamento das vendas. O inventário periódico, por outro lado, tem uma data específica para acontecer. O seu processo é uma contagem física do estoque ao final do exercício da empresa.

Um passo a passo eficiente para inventariar o estoque é:

  1. Escolher o momento ideal.
  2. Organizar e identificar os espaços.
  3. Contar cada item.
  4. Especificar as características de cada produto.
  5. Crie um código para cada item.

Inventário de estoque é uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto.

Existem dois tipos de inventários, Inventário Judicial e Inventário Extrajudicial.

Como explicamos no início, o inventário diz respeito ao processo de listagem e controle das mercadorias de um negócio. É a descrição detalhada de todos os produtos e suas especificações. Por outro lado, o estoque refere-se às mercadorias que são comercializadas, os produtos destinados à venda dentro da loja.

Evitar o desperdício em qualquer nível de uma empresa é uma das principais funções de um inventário. É por meio dele que você assume controle sobre as quantidades estocadas de um determinado produto, e que define quais os tamanhos dessas quantidades de acordo com a demanda.

Existem diversos fatores que compõem o custo de um inventário. Mas, no estado de São Paulo o custo total, ao final, gira sempre em torno de 11% do valor da herança transmitida aos herdeiros, sendo 4% de ITCMD, 6% de honorários e 1% de outras despesas.

Afinal, quem é o responsável por pagar o inventário? A responsabilidade pelo pagamento de todas as despesas, taxas, emolumentos, custas e honorários advocatícios relativos ao inventário é exclusiva dos herdeiros.

Ela existe por que há uma nova ferramenta jurídica mais eficiente e econômica que o inventário, e que está à disposição de qualquer pessoa para que possa planejar a sucessão dos seus bens ainda em vida: a Holding Familiar.

Assim, os únicos fatos que impedem a realização de um inventário administrativo são: a existência de litígio entre os interessados; a existência de interessados incapazes e a partilha de bens no exterior.

É mais vantajoso fazer o inventário por essa via, porque a lavratura da escritura pública independe de qualquer homologação judicial, ou qualquer tipo de autorização.

Sim. Para fazer um inventário extrajudicial precisa de advogado. Tanto perante o juiz, como em cartório, o acompanhamento do profissional é indispensável e exigido por lei.