Quais são os tipos de licenças ambientais?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

No Brasil, existem três tipos de licenças ambientais, são elas: licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação.

O processo de licenciamento ambiental pode ser realizado em três modalidades: Licenciamento Ambiental Trifásico - LAT; Licenciamento Ambiental Concomitante - LAC; Licenciamento Ambiental Simplificado - LAS.

São elas:

  • Licenciamento Ambiental – Licença Prévia – LP: ...
  • Licenciamento Ambiental – Licença de Instalação – LI: ...
  • Licenciamento Ambiental – Licença para Operação – LO:

O EIA/RIMA é uma sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.

O Alvara de Localização e Funcionamento e a Licença Ambiental possuem varias características que os diferenciam, sendo a principal diferença é a de que toda empresa inscrita no Cadastro de Pessoas Jurídicas (CNPJ) necessita do Alvara de Localização e Funcionamento para operar, já a licença ambiental não é obrigatória ...

O Licenciamento Ambiental é o processo por meio do qual ficam previamente autorizadas a construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

Os órgãos executores envolvidos no licenciamento ambiental e integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) são: - Em nível federal: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Atividades / Empreendimentos que devem ser licenciadas

  • Construção, reconstrução, ampliação ou reforma de edificação destinada à instalação de fontes de poluição;
  • Instalação de uma fonte de poluição em edificação já construída;
  • Instalação, ampliação ou alteração de uma fonte de poluição.

Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) aponta que os negócios que estão passíveis a isso são os que se encaixam nas categorias de agricultura, mineração, transporte, florestas, caça, indústrias, pesca, urbanismo, lazer, serviços, obras civis, biotecnologia e empreendimentos turísticos.

Sendo assim, o Licenciamento ambiental é necessário quando o empreendimento for potencialmente poluidor ou degradante do meio ambiente, devendo ter um acompanhamento jurídico e técnico especializado para apresentar um projeto de qualidade ao órgão ambiental.

A Autorização Ambiental (AA) terá seu prazo estabelecido em cronograma operacional, não excedendo o período máximo de um ano. A Autorizarão para Exploração Florestal terá prazo de validade igual a um ano. A Autorização para desmatamento terá prazo de validade de, no máximo, um ano.

Licença por Adesão: 02 (dois) anos para a primeira licença, Renovável 05 (cinco) anos a partir da primeira renovação; Licença Ambiental Simplificada - LAS: 10 (dez) anos, Renovável; Licença Prévia - LP: 05 (cinco) anos.

As etapas do licenciamento ambiental podem variar de nomenclatura para uma mesma modalidade de licença de acordo com o órgão ambiental licenciador, como exemplo tem-se Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Prévia (LP), e Licença de Localização (LL).

Tipos de licenças ambientais

  • 1 – Licença Prévia. A Licença Prévia (LP) é a primeira etapa do licenciamento. ...
  • 2 – Licença de Instalação. Como o próprio nome diz, a Licença de Instalação (LI) é concedida após a aprovação do projeto inicial. ...
  • 3 – Licença de Operação.

Licença ambiental que visa à emissão de uma licença única para as fases prévia e de instalação e, quando for o caso, de operação, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental que deverão ser observadas.

E que negócios se enquadram para pedidos de Licenciamento Ambiental Simplificado? Podem ser empresas ou indústrias de pequeno ou médio portes que desejam atuar em zonas rurais, oficinas mecânicas, construtoras, gráficas, entre muitos outros setores.

Já a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o processo de análise técnica que subsidia o licenciamento, por meio da análise sistemática dos impactos ambientais decorrentes de atividades ou empreendimentos.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

De acordo com esse trecho da legislação, essa tarefa deve ser realizada “por equipe multidisciplinar habilitada, não depende direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável pelos resultados apresentados”.

Com a entrada em vigor da Resolução nº 57, de 21 de maio de 2020, passam ser isentas de alvarás e licenças as seguintes modalidades econômicas: fabricação de conservas de frutas; fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito; fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto ...