Quais são os tipos de maré?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Podemos dividir as marés quanto a sua amplitude em dois tipos: as marés de sizígia ou vivas e as marés de quadratura ou mortas.

  • Marés de Sizígia: ocorrem nas ocasiões em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. ...
  • Marés de Quadratura: ocorrem quando a Lua e o Sol formam um ângulo reto, tendo como vértice a Terra.

A maior variação de maré do Mundo acontece na Baía de Fundy, no Canadá, chegando a 17 metros.

No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.

O Brasil não tem mar, pois sua costa é banhada inteiramente pelo Oceano Atlântico.

É o maior mar fechado do planeta. Ocupa uma área de 438 690 km2 e encontra-se 28 metros abaixo do nível dos oceanos. Situa-se entre a Europa e a Ásia, a este do Cáucaso.

De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo. Todos eles têm a sua própria história. A água dos oceanos e dos mares é muito muito salina.

O Mare Tranquillitatis ou Mar da Tranquilidade é uma região lunar feita de lava basáltica solidificada, localizada na face visível da Lua, onde pousou o Módulo Lunar Eagle, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, na primeira missão espacial a pousar na Lua.

Essa é a chamada maré alta ou preamar – que é o nível máximo das marés.

Maré de Quadratura - Ou maré morta, é a maré de pequena amplitude que se segue ao dia da quarto crescente ou quarto minguante. Maré de Sizígia - Maré que ocorre um a dois dias (Idade do Porto) após a fase de Lua Cheia e Lua Nova.

Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.

Normalmente ocorrem dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas. Além da força gravitacional exercida pela Lua, a maré também é influenciada pela força gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra.

Leve em consideração que a maré baixa nos períodos de lua minguante e crescente não é tão baixa assim, ficando acima dos 0.5 metros. Se você puder viajar na lua cheia ou nova, melhor. Na maré baixa mesmo, dá para andar metros e metros mar adentro sem que a água passe dos joelhos.

O ciclo de maré mais comum é de periodicidade semi-diurna, correspondente à ocorrência de dois ciclos completos de maré (duas marés-altas e duas marés-baixas) em cada dia. Embora com variações locais, nas marés semi-diurnas as marés oscilam num período médio de 12 horas e 24 minutos.

-430 m

Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos. Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única região que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral.

Essa é a realidade da Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, o ponto mais profundo do oceano, que chega a quase 11 mil metros.

Praia de mar aberto - Praia Tucuns

  • América do Sul.
  • Estado do Rio de Janeiro (RJ)
  • Armação dos Búzios.
  • Armação dos Búzios - O que fazer.
  • Praia Tucuns.

Oceanos do Mundo
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”. Alguns estudiosos consideram que o mundo abriga cinco oceanos, a saber: Oceano Pacífico.

Oceano Atlântico

A costa brasileira é banhada pelo Oceano Atlântico. Esse oceano está conectado a outros oceanos, ao sul está ligado ao Oceano Antártico, a sudeste ao Oceano Índico, a sudoeste ao Oceano Pacífico e ao norte ao Oceano Ártico. O Oceano Atlântico é o único que se comunica com todos os outros.