Quais são os tipos de motivação no trabalho?

Perguntado por: emota . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

As pessoas podem ser motivadas nas organizações onde trabalham de duas formas, através da motivação intrínseca e da motivação extrínseca. Tanto a motivação intrínseca como a extrínseca podem deixar de o ser repentinamente, caso os benefícios, recompensas e incentivos deixem de corresponder às expectativas do indivíduo.

A motivação é de dois tipos:

  • Motivação intrínseca.
  • Motivação extrínseca.

Uma das principais motivações que uma pessoa tem ao iniciar sua carreira está ligada à vontade de aprender, desenvolver novas habilidades e, com isso, amadurecer profissionalmente. Esta é uma motivação que você pode ter pelo resto da carreira, afinal, sempre há algo novo para aprender.

Bergamini identificou quatro estilos de comportamento motivacional nas organizações:

  • Estilo participação;
  • Estilo ação;
  • Estilo manutenção e.
  • Estilo conciliação.

A palavra motivação poderia ser definida como motivos para a ação. Ou seja, motivação são razões que encontramos para fazer algo que nos leva a um lugar onde queremos estar. Se quero uma promoção, tenho razões para trabalhar para consegui-la, portanto estou motivado.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Três elementos da motivação

  • Autonomia: O desejo de autodirigir o nosso trabalho e as nossas vidas;
  • Mestria: O desejo de nos tornarmos melhores em domínios relevantes;
  • Propósito: O desejo de fazer o que fazemos ao serviço de uma causa maior.

As teorias da motivação são classificadas em duas grandes categorias, as teorias motivacionais extrínsecas (comportamentalistas), e intrínsecas (cognitivas). Ambas fundamentam-se no princípio de que os indivíduos buscam o prazer e afastam-se do sofrimento , sempre tendendo a um estado de equilíbrio interno.

As 10 formas de levar motivação e propósito aos seus funcionários são através de condições de trabalho adequadas, clima organizacional, programas de incentivo, treinamento e capacitação, remuneração de mercado, benefícios, participação nas decisões, feedback, comemorações e convenções e perspectiva de crescimento.

A palavra “motivação” trata de qual é o impulso interno do indivíduo que o leva à ação, ou o que o coloca em movimento. Assim, a carta de motivação deve ser o documento onde o candidato explica seus motivos para se interessar pela a oportunidade em questão.

Em sua base, está justamente aquilo que é mais importante para o ser humano, que consiste no atendimento às suas exigências de saúde e de bem-estar. Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades.

Motivação extrínseca
Ou seja, o objetivo das pessoas é obter uma recompensa externa pela realização de determinadas atividades, como por exemplo: Reconhecimento social; Aquisição de bens materiais; Bônus salarial.

10 ideias para motivação de equipe de venda

  1. Esteja presente e mostre seu apoio e interesse. ...
  2. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa. ...
  3. Integre diferentes equipes. ...
  4. Ofereça benefícios na forma de parcerias. ...
  5. Defina metas claras. ...
  6. Reconheça aqueles que se destacam.

As ações motivacionais têm o objetivo de investir nas pessoas, ajudando com o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Com essa política, a empresa demonstra que se preocupa com cada indivíduo que faz parte das equipes.

Trata-se da junção de motivo + ação, ou seja, o motivo que nos leva a agir. Cada pessoa tem as suas próprias motivações, afinal, somos seres únicos, com nossos próprios desejos, sonhos e convicções. Mas e você, o que te motiva e te impulsiona a se dedicar a ir além? Já parou para pensar a respeito disso?

A motivação é um dos fatores mais importantes na realização dos objetivos de uma pessoa. Sem ela, provavelmente será muito mais difícil encontrar que seu coração ou sua mente encontre inspiração para atingir suas metas.

Fontes de motivação: motivos internos e instrumentais
Um estudo recente sugere que alguns tipos de motivos por vezes competem e são contraproducentes. Neste estudo categorizam em duas categorias os motivos que nos fazem realizar uma atividade: internos e instrumentais.

1 incentivo, encorajamento, estimulo, impulso, ânimo, instigação, incitação, incitamento, fomento.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. Este tipo de combustível se relaciona aos interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa.

Tem origem em factores internos ao indivíduo, relaciona-se com a forma de ser, com os seus interesses e gostos. Não há necessidade de recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse, algo de que se gosta ou faz parte da maneira de ser.