Quais são os tipos de sócios?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O sócio de uma entidade pode ser classificado como: Sócio proprietário: co-fundador ou alguém que tenha comprado a empresa por meio de um M&A. Sócio administrador: responsável por administrar o negócio, podendo ser ele mesmo o sócio proprietário.

Uma sociedade empresarial consiste na união de duas ou mais pessoas com um interesse em comum para exercer uma atividade, podendo existir em modelos como a sociedade simples, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, dentre outras.

A legislação brasileira contém uma ampla variedade de tipos societários, são eles: MEI – Microempreendedor Individual; EI – Empresa Individual; SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

Sócio Administrador: como o próprio nome indica é o responsável por desempenhar funções administrativas da empresa. Responde legalmente pela sociedade. Ele é quem conduz o dia a dia do negócio. Sócio Quotista: não possui qualquer envolvimento com o desenvolvimento diário das atividades desempenhadas pela empresa.

Microempreendedor Individual (MEI); Empresa Individual; Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); Sociedade Limitada (Ltda.);

O sócio-administrador é o responsável por desempenhar todas as funções administrativas da empresa. É ele quem conduz o dia a dia do negócio, assinando documentos, respondendo legalmente pela sociedade, realizando empréstimos e outras ações gerenciais.

Divisão financeira da participação societária
É o formato mais utilizado e é definido diretamente pelo valor com o qual cada sócio contribuiu para o capital social, seja em dinheiro ou bens materiais. Assim, a porcentagem de cada um irá definir como será a distribuição de lucros e também dos prejuízos.

É importante saber diferenciar essas duas figuras. Como mencionamos, o associado não tem vínculos empregatícios e participação nos lucros. Já um sócio tem responsabilidades jurídicas sobre o escritório, tem exclusividade na participação societária e direito à participação nos lucros.

Os 5 tipos de empresários

  1. Empresário operacional. O empresário operacional é aquele que sabe tudo sobre a operação de seu negócio, onde tem grande envolvimento com a entrega, a solução dos problemas e a melhor experiência para o cliente. ...
  2. Empresário vendedor. ...
  3. Empresário centralizador. ...
  4. Empresário perdido. ...
  5. Empresário gestor.

Sociedade Empresária Limitada – LTDA
Esse é um dos tipos de empresa mais usados no Brasil. Sua principal característica é a separação entre o patrimônio da operação e os bens pessoais dos sócios. Para se constituir nesse formato, é necessário que existam dois ou mais sócios, que podem ser Pessoa Física ou Jurídica.

O melhor tipo de sociedade empresarial vai depender da realidade do seu negócio. Se você é um profissional liberal e o exercício da sua profissão é a atividade da empresa, uma sociedade simples pode ser o ideal. Se você é um advogado, no entanto, precisa seguir as regras de uma sociedade de advogados.

Assim, irei de forma bastante resumida, esclarecer os conceitos, principais características e base legal sobre os principais tipos societários utilizados no Brasil: MEI, Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Empresária Limitada, Sociedade Anônima, respectivamente a seguir.

Pensando sempre em facilitar seu trabalho, listamos abaixo as modalidades societárias mais utilizadas pelos empresários brasileiros:

  1. SOCIEDADE SIMPLES: ...
  2. SOCIEDADE LIMITADA: ...
  3. SOCIEDADE ANÔNIMA: ...
  4. EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA – EIRELI:

As sociedades pelo Código Civil se classificam em Personificada e não Personificada e também Simples e Empresaria.

Este é o responsável por desempenhar todas as funções administrativas da empresa, sendo aquele que conduz o dia a dia do negócio, assinando documentos, respondendo legalmente pela sociedade, realizando empréstimos e outras ações gerenciais.

Resumidamente, o pró-labore é o salário do sócio que atua na empresa ou do administrador não sócio, é a remuneração por um serviço que exerce dentro da organização. Já a distribuição de lucros ou dividendos é a remuneração do capital, independente da função dentro da empresa.

O pró-labore é a remuneração dos sócios e donos do negócio.
A expressão “pró-labore” tem origem latina e significa “pelo trabalho”.

Há sete tipos de empresas no Brasil: Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada e Sociedade Anônima.