Quais são os tipos de tiques mais comuns no dia a dia?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Estalar os dedos; Ficar tocando coisas ou pessoas; Tossir, grunhir ou cheirar; Repetir um som ou uma frase – inclusive obscenidades e palavras / expressões ofensivas.

Mas, voltando aos tiques transitórios, eles podem incluir:

  • Piscar, franzir o nariz ou fazer careta;
  • Sacudir ou bater a cabeça;
  • Estalar os dedos;
  • Ficar tocando coisas ou pessoas;
  • Tossir, grunhir ou cheirar;
  • Repetir um som ou uma frase – inclusive obscenidades e palavras / expressões ofensivas.

Na maioria das vezes, há diversos tipos de tiques que variam de uma semana ou de um mês para outro.

Sintomas de transtorno obsessivo-compulsivos (TOC) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são frequentes acompanhando os tiques na síndrome de Tourette e, quando presentes, tendem a comprometer mais a vida do indivíduo do que propriamente os tiques.

Transtorno de tique motor ou vocal crônico
Este diagnóstico é feito quando os tiques duram mais de três meses e menos de um ano. Pode ocorrer tanto em crianças como em adultos. Assim como os outros transtor- nos de tiques, é caracterizado por períodos de piora e melhora.

Seu filho apresenta tiques nervosos? É muito provável que ele tenha a Síndrome de Tourette, um distúrbio neuropsíquico caracterizado pelos tiques motores e verbais.

Portanto, se você ou algum familiar seu tem tiques ou Síndrome de Tourette, marque uma consulta com Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento.

A síndrome de tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que faz com que o indivíduo realize atos impulsivos e repetitivos, conhecidos como tiques, que podem dificultar a sua socialização e afetar a qualidade de vida.

Compulsões semelhantes
A Síndrome de Tourette se manifesta por meio de movimentos e sons repetitivos e involuntários. Essas compulsões são parecidas com as manifestadas por pacientes com TOC e devem ser distinguidos por alguém especializado.

Sintomas de síndrome de Tourette
Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.

Entre os sintomas descritos estão tiques motores (repetição de gestos obscenos, repetição de movimentos de outras pessoas), tiques vocais (repetição de palavras obscenas, repetição ou imitação de ecos de palavras que a própria pessoa acabou de dizer, repetição de palavras ou frases que ouve de outras pessoas).

A diferença entre os tiques e as compulsões do TOC é que, enquanto os tiques são “semi-voluntários”, as compulsões são totalmente voluntárias, segundo a especialista. Isso significa que as compulsões são maneiras encontradas pelos pacientes com TOC de aliviar os pensamentos obsessivos provocados pela doença.

Os cacoetes são uma espécie de muletas do idioma. Eles funcionam mais ou menos assim: são expressões que surgem em uma determinada época e acabam cristalizando-se na fala de alguns indivíduos, que as repetem exaustivamente e de maneira automática.

A Síndrome de Tourette é um transtorno caracterizado por tiques motores ou vocais variados. Eles variam de uma semana para a outra, ou se modificam ao longo dos meses. Sendo assim, é quase impossível prever quais tiques aparecerão em seguida.