Quais são os três componentes básicos da estratégia empresarial?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Componentes básicos da estratégia empresarial:

  1. 1 Ambiente. - Oportunidades visualizadas no mercado: a) restrições; b) limitações; c) coações; d) ameaças.
  2. 2 Empresa. - Recursos de que a empresa dispõe: a) capacidades e habilidades; b) pontos fortes e fracos; c) compromissos e objetivos.

Neste artigo vamos abordar três níveis de estratégia: a estratégia corporativa, a estratégia da unidade de negócios e a estratégia funcional.

OS 5 PILARES PARA UMA GESTÃO EMPRESARIAL DE SUCESSO

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
  • GERENCIE O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO.
  • CONTROLE AS FINANÇAS E O LUCRO DA COMPANHIA.
  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS.
  • RELACIONAMENTO COM O CLIENTE É FUNDAMENTAL.

A estratégia empresarial, também conhecida como estratégia corporativa, compreende quatro elementos principais. Análise da Indústria, Competências Essenciais, planejamento de longo prazo e estrutura financeira fazem parte da estratégia e devem ser feitos de forma eficiente e eficaz para garantir o sucesso.

Porter identificou 3 estratégias competitivas genéricas que as organizações podem adotar e que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto; a liderança de custo; a diferenciação e o foco.

Já que o objetivo é o sucesso, e esse não vem fácil, o planejamento também não é uma etapa fácil, para simplificar cada parte do processo e organizar cada ação para um período previamente determinado, podemos defini-lo em 3 fases: Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

As estratégias empresariais de crescimento são aquelas voltadas ao aumento da capacidade produtiva, aumento do lucro, vendas e participação de mercado. O foco é aproveitar situações favoráveis da sua área de atuação e transformá-las em oportunidades de negócio e aumento do valor da empresa.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano. A Figura 2 representa o processo de planejamento estratégico.

Alguns conceitos importantes relacionados a estratégia são: Análise da situação atual: é a compreensão dos fatores internos e externos que afetam a organização. Identificação de oportunidades e ameaças: é a identificação de tendências e desafios que podem impactar a organização.

Esse é um método que vai transformar sua vida pessoal e profissional a partir de três pilares principais: foco, disciplina e coragem.

Os três pilares
Missão, visão e valores são os pilares essenciais na construção da cultura de sua empresa e fortalecimento do capital humano. Os três conceitos são interligados e muitas vezes podem ser confundidos. Então, é importante entendermos bem suas definições.

Quais são os 3 pilares da gestão por resultado? A implementação de uma gestão por resultado não é algo que acontece do dia para a noite. Ela depende, essencialmente, de bons valores cultivados dentro do escritório. Pode-se resumir esses valores em três fatores: transparência, objetividade e engajamento.

É importante destacar que os elementos estratégicos têm como intuito aumentar o foco em determinados pontos de oportunidade e melhoria identificados. Com isso, é natural que em cada ciclo da estratégia, como este que vai até o início de 2023, exista um número maior de OKRs relacionados a temas específicos.

5 Dicas para traçar uma estratégia para a sua empresa

  1. Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. ...
  2. Definição da identidade da empresa. ...
  3. Definição dos objetivos da empresa e ações para alcançá-los. ...
  4. Monitorar resultados. ...
  5. Traçar ações para atingir melhores resultados.

Os dois tipos básicos de vantagem competitiva combinados com o escopo de atividades para as quais uma empresa procura atingir levam a três estratégias genéricas para alcançar o desempenho acima de média em uma indústria: liderança em custos, diferenciação e foco.

As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.

Segundo Porter (1989) A estratégia competitiva é a busca de uma posição competidora favorável em uma indústria, o campo fundamental onde ocorre a concorrência. As estratégias competitivas são elementos criados para se tornar diferenciado no mercado atuante.