Quais são os três eixos anatômicos?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Eixos

  • Eixo Longitudinal: É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. Ou seja, une a região superior da inferio.
  • Eixo Látero-Lateral ou Transversal: Este eixo também fica perpendicular, porém com o plano Sagital. ...
  • Eixo Ântero Posterior ou Sagital: Este eixo fica perpendicular ao plano frontal.

Eixos de movimento
O eixo longitudinal presente no plano frontal que vai da cabeça aos pés e o eixo latero-lateral ou transversal que vai do centro do corpo a lateral, ou seja, é o eixo que vai de um lado a outro do corpo.

Pode ser dividido em: sagital mediano (divide o corpo em metades idênticas) e sagital paramediano (divide o corpo em metades de tamanhos diferentes). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

Portanto, o Plano Sagital apresenta movimentos no eixo látero-lateral e perpendicular ao Plano Frontal; o Plano Frontal apresenta movimentos no eixo ântero-posteriore perpendicular ao Plano Transversal; e o Plano Transversal apresenta movimentos no eixo longitudinal e perpendicular ao Plano Sagital.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

Um eixo é o local onde são instaladas as rodas de um veículo. É o eixo o responsável pelo equilíbrio do caminhão, ligando o pneu de uma lateral ao pneu da outra lateral. Eles podem ser de diversos tipos e rodagens.

O eixo é uma linha central que divide um plano longitudinalmente.

A posição anatômica refere-se a pessoas — independentemente da posição atual em que possam estar — como se estivessem de pé com: Cabeça, olhos e dedos do pé direcionados anteriormente (para frente). Membros superiores ao lado do corpo com as palmas viradas para frente.

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

Planos axiais – são planos horizontais que dividem o corpo nas regiões superior e inferior. Podem ser chamados também de transversos ou horizontais. Planos coronais – são planos que dividem o corpo em região anterior (frontal) e região posterior (dorsal). Podem ser chamados de planos frontais.

O CORPO HUMANO
O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça - é formada pelo crânio e pela face. Na face estão os olhos, nariz, boca e ouvidos. O crânio é coberto pelos cabelos e é onde fica o cérebro.

É a ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano e suas partes. Seu estudo é realizado desde os primórdios da humanidade. A dissecação é uma técnica importante dessa ciência e, por muito tempo, foi proibida. De acordo com o método de observação, a anatomia é dividida em microscópica ou macroscópica.

É o plano que divide o corpo horizontalmente em metades superior e inferior.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

Plano sagital
Também chamado de “plano vertical”, o sagital é aquele que divide o corpo na vertical, do topo da cabeça até a ponta dos pés. Nele, a separação se dá em lado esquerdo e direito, perpassando todas as partes entre as duas extremidades.

Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

- Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.

Os planos e eixos são linhas imaginárias que “cortam” o corpo. Neste caso, os planos irão dividir o nosso corpo em partes iguais como: superior e inferior, esquerda e direita e frente e trás.

4 CONCLUSÃO
Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.