Quais são os três pilares da psicomotricidade?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Motricidade fina. Imagem corporal. Tônus. Coordenação global ou motricidade ampla.

Nos trabalhos de Wallon, Piaget e Ajuriaguerra estão contidas todas as preocupações com uma educação psicomotora de base. Eles concebem as determinantes biológicas e culturais do desenvolvimento da criança como dialéticas na construção do motor (motor), da mente (emoção) e da inteligência.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

Está dividida em três campos distintos: reeducação psicomotora – que visa corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia; terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno ...

A psicomotricidade irá permitir à criança a percepção do corpo mediante o desenvolvimento da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, ritmo, tônus muscular, coordenação óculo manual, imagem corporal, conceito corporal, percepção visual e percepção ...

A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

Portanto, o desenvolvimento psicomotor envolve atividades para o corpo como um todo. Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.

Para Piaget e Inhelder (1948-1993), a elaboração do espaço se deve essencial- mente a coordenação dos movimentos e é no período sensório-motor que o espaço e o tempo servirão de apoio para a organização das relações espaciais dos indivíduos com as pessoas e os objetos.

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.

De acordo com Vygotsky (1997), os principais objetivos da psicomotricidade são: consciência do próprio corpo; domínio do equilíbrio, controle e eficácia das coordenações globais, controle da inibição voluntária, controle da respiração, organização do esquema corporal, orientação no espacial, temporal e espaço- temporal ...

Lev Vygotsky – entende que a fala e a motricidade andam jutas. Sendo que com o desenvolvimento do sujeito a fala dirige, determina e domina a ação que existe. Na interação criança/adulto movimentos gestuais são criados, dando a criança certo tipo de controle em suas relações sociais.