Quais são os três princípios norteadores da Bncc?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas.

Democratizar as condições de acesso, permanência e conclusão de todos(as) na educação infantil, ensino fundamental e médio, e fomentar a consciência social critica devem ser princípios norteadores da Educação Básica.

Qual é o objetivo da BNCC? A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC possuem dois pressupostos: o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Isso implica discutir o que os/as estudantes devem "saber" e o que devem "saber fazer".

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Princípios do direito constitucional: Supremacia da Constituição; Separação dos Poderes; Legalidade; Igualdade; e Direitos e Garantias Fundamentais.

Educação, instrução e aprendizagem.

A palavra “princípio” dá ideia de início, base, fundamento ou pilar na qual algo foi construído. No campo do Direito Civil, os princípios norteadores servem como regras mestras que auxiliam os operadores na resolução de conflitos.

Os princípios norteadores são indicativos do que a Fundação Abrinq considera um atendimento de qualidade para a primeira infância com base nas referências legais. Eles foram definidos com o auxílio de especialistas nas áreas de educação, saúde e proteção.

A Rede considera essencial o engajamento público com a ciência e acredita que o acesso à forma como o conhecimento científico é gerado é um direito do cidadão.

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

No primeiro exemplo, o código da BNCC se refere aos objetivos de aprendizagem da educação infantil. Ele traz um grupo por faixa etária, o campo de experiência e a habilidade que será desenvolvida. Cada uma das letras e números indicam as seguintes informações: EI: primeiro par de letras indica a etapa educacional.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Dois pilares pedagógicos sustentam a construção dos materiais educativos produzidos para os nove anos do Ensino Fundamental: foco na aprendizagem e religação dos saberes. Tem como referência o Art 13, inciso II da LDB (Lei 9.394/96): “zelar pela aprendizagem dos alunos”.

No Ensino Fundamental, a estrutura da BNCC segue o que determina a LDB. São cinco áreas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e também o Ensino Religioso. Cada uma das áreas define as suas respectivas competências.

I - As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios ...

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) mostram que as brincadeiras e as interações devem ser os eixos norteadores dessa etapa educacional.