Quais são os três setores básicos da economia?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos. Extração de petróleo, agricultura, extrativismo vegetal e animal, pesca e pecuária são as atividades de destaque do setor primário.

Os setores da economia são partes que compõem produtos e serviços que fazem parte da vida das pessoas e que geram emprego, renda e crescimento econômico. Logo, são as áreas que fazem a economia funcionar. Esses setores são as etapas que produtos percorrem no ciclo da economia.

O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado) – embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos e privados).

O setor secundário é formado por atividades industriais diversas, que vão desde a fabricação de produtos até a prestação de serviços industriais. As atividades secundárias são resultantes do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados.

Também chamado de setor 2.5, o quarto setor é muito parecido com o que prega a terceira via, só que numa ótica é empresarial. Ao contrário do terceiro setor, ele tem fins lucrativos. É uma categoria de empresas que são movidas por lucro, mas cujo business está relacionado ao desenvolvimento social/ambiental.

Conheça as atividades econômicas do Brasil: setor primário, secudário e terciário

  1. Setor primário. (Fonte: Shutterstock) ...
  2. Setor secundário. (Fonte: Shutterstock) ...
  3. Setor terciário. (Fonte: Shutterstock) ...
  4. Importação e exportação. (Fonte: Shutterstock) ...
  5. Parceria e desenvolvimento. (Fonte: Shutterstock)

O setor quinário é, de acordo com alguns especialistas, um setor econômico que inclui os serviços sem ânimo de lucro, como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a polícia, os bombeiros, a guarda civil e organizações não governamentais.

Na economia brasileira, o setor secundário corresponde às empresas e companhias responsáveis por converter uma matéria-prima em produtos. O caso mais comum são das indústrias, razão pela qual algumas pessoas também chamam de "setor industrial".

Agronegócio corresponde a um setor da economia que envolve as atividades agrícolas e pecuaristas.

O setor terciário, é, atualmente, responsável por mais da metade do PIB e pela geração de 75% dos empregos, sendo o maior ramo da economia do país. Este setor é composto pela venda de produtos e pela prestação de serviços.

  • 3.1 Economia Mundial.
  • 3.2 Economia Mista.
  • 3.3 Economia do Desenvolvimento.
  • 3.4 Economia Política.
  • 3.5 Economia Industrial.

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.

A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos.

Estão entre as características fundamentais na composição do terceiro setor: engajamento de causas, projetos de impacto social, criação de mudanças, diminuição de desigualdades, compreensão do contexto social e político do país, responsabilidade social e voluntariado.

A divisão se dá entre os setores: primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

No caso do setor terciário, estamos falando das companhias que atuam na cadeia final, mais especificamente com comércio e prestação de serviços. De um modo geral, essas empresas possuem um contato mais próximo com o consumidor.

Há três tipos de indústrias, classificadas conforme os seus tipos de produtos e as funções que exercem nas práticas econômicas, a saber: as indústrias extrativas, de base e de bens de consumo.

O chamado Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos que prestam serviços públicos. São mais popularmente conhecidas por Organizações Não Governamentais, ou ONGs. A ideia principal dessas organizações é gerar impacto positivo na sociedade, através de diversas ações, para torná-la menos desigual.