Quais são os três tipos de barbeiro?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.

Percevejo predador – o rostro, que também surge da parte da anterior da cabeça é curto e curvo e não ultrapassa o primeiro par de pernas. Barbeiro – o rostro surge da parte anterior da cabeça, é reto, curto e também não ultrapassa o primeiro par de pernas.

O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

Listrado em vermelho e branco, às vezes com um pouco de azul, o tradicional pólo de barbeiro girando ao lado de uma pequena loja, sinaliza, atualmente, um lugar onde os homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.

2.1.
Os “barbeiros” apresentam a seguinte classificação: Reino: ANIMALIA (METAZOA); Filo: ARTHROPODA; Subfilo: MANDIBULATA; Classe: INSECTA; Subclasse: PTERIGOTA; Ordem: HEMIPTERA; Subordem: GYMNOCERATA; Superfamília: REDUVIOIDEA; Família: REDUVIIDAE; Subfamília: TRIATOMINAE.

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

O período de chuvas é propício à proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Isso ocorre por causa da variação da umidade e elevação da temperatura nessa época.

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.

Após a picada (4 a 10 dias), a pessoa pode apresentar sintomas gerais, como: febre, mal-estar e falta de apetite.

A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto. Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro.

O que fazer para afastar o barbeiro? Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.

A orientação é de que o indivíduo capture (sem adicionar álcool ou água) o possível barbeiro envie para um Posto de Identificação de Triatomíneos mais próximo para que a Vigilância Ambiental dê início à investigação. ”A amostra seguirá para laboratório para identificação.

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.

Os barbeiros são uma subfamília de percevejos. Este da foto é um percevejo do gênero Spartocera, inseto fitófago, que não representa perigo. Pode soltar uma química mal-cheirosa como as marias-fedidas, mas nem perto de ser tão repugnante.

Se você encontrou um inseto que suspeita ser um barbeiro, não o mate. A recomendação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é que a pessoa pegue o besouro com uma luva ou saco plástico.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

Na maioria dos casos, o tamanho do coração do paciente afetado aumenta significativamente, pois as cavidades internas do coração se expandem, impedindo o bombeamento normal do sangue para o corpo, de forma eficiente.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local.

Os inimigos do barbeiro
São ameaças naturais para o barbeiro algumas formigas e abelhas, determinados tipos de insetos predadores, galinhas, outras aves, e nós, os humanos.