Quais são os três tipos de eunucos?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”

Entre suas funções provavelmente estavam selecionar, coordenar e converter prisioneiros de guerra em eunucos. Embora provavelmente chefiasse os eunucos, Aspenaz não necessariamente um eunuco. Segundo o idioma ou língua medo-persa, seu nome significa "focinho de cavalo".

Apesar de não serem escravos aqui, os eunucos da Europa também tinham uma vida difícil. Como eram castrados já na infância, eles tinham diversos problemas para o desenvolvimento do corpo. O pênis não era retirado, o que não os impedia de ter ereção, mas o desejo sexual também diminuía.

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

Conforme registrado no livro de Atos, Filipe, o evangelista, ensinou o evangelho a um homem etíope, o qual era eunuco e superintendente de todos os tesouros pertencentes à rainha da Etiópia.

Castrado: retirados os testículos. No sul do Brasil, Uruguai e Argentina o termo "capado" é mais difundido que "castrado", principalmente no campo e no ambiente pecuário. Exemplo de uso da palavra Capado: Ex.: borrego "capão" (carneiro jovem castrado para engorda).

Inclusive, algumas traduções da Bíblia em português se refere a Potifar exatamente assim, como eunuco de Faraó. No entanto, os eruditos explicam que o significado mais geral e antigo dessa palavra indicava um cortesão, ou seja, um oficial da corte.

Esses sete eunucos (todos castrados), estavam obrigados a cuidar das mais belas mulheres do reino; zelando pela integridade física e sexual dos homens que frequentavam a corte persa. Eram eles: Mauman, Bazata, Harbona, Bagata, Abgata, Zetar e Carcar (Ester 1: 10-12).

Aspenaz

Então Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos seus eunucos, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas jovens das famílias que haviam liderado a rebelião judaica. Ou seja, da família real e dos nobres.

A castração física, como seu próprio nome sugere, é a remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores. Caracteriza-se nos homens pela ablação dos testículos ou de toda a genitália masculina, envolvendo a retirada do pênis; e pela remoção dos ovários ou do útero nas mulheres.

Os egípcios estavam familiarizados com os três modos cirúrgicos de realizar a castração: amputação isolada do pênis, remoção do aparelho testicular e emasculação total. Quando a operação era realizada em bebês destinados a servir como eunucos, a remoção da genitália era preferida.

Os eunucos apareceram por volta de 1050 a.C., durante a dinastia Chou — que, segundo a tradição, teria durado de 1122 a.C. a 255 a.C. —, quando a castração foi incluída nos códigos legais chineses como forma de punição.

12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".

1) Do Latim EUNUCHUS, do Grego EUNOUKHOS, “castrado”, originalmente “guarda de harém”, de EUNE, “cama”, mais OKHEIN, “ter, segurar”.

Atos 8:36-38 NVI
O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.

O que me impede de ser batizado?". 37 Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".

O eunuco etíope é um personagem mencionado em Atos dos Apóstolos (8:26-40), a qual se converteu sob o ministério de Filipe, o Evangelista. Ele possuía uma posição de influência na corte da Etiópia, ou seja, era um alto oficial (grego dynastes), tesoureiro real da rainha Candace.

Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo. Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos.

A esterilidade bíblica emerge dos textos como um estado intermediário entre vida e morte. Um estado instaurado por Deus. A Bíblia hebraica é inequívoca quanto ao postulado teológico de que toda esterilidade é criada por Deus e só pode ser redimida por Deus.