Quais sobrenomes garantem cidadania italiana?

Perguntado por: bbernardes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Segundo a Constituição Italiana, os descendentes de italianos nascidos em território estrangeiro e mesmo que não tenham sobrenome italiano, são também cidadãos italianos desde o nascimento. Veja o exemplo abaixo: Na figura acima, o Giuseppe Ferrari é o italiano que transmite a cidadania para o Paulo Silva.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Portanto, verifique, antes de tudo, o nome completo dos seus avós e bisavós e veja se encontra algum de origem italiana. A internet pode ajudar muito nessa busca. Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix.

A ausência de uma certidão de nascimento ou casamento impede o direito ao reconhecimento da cidadania italiana. As certidões de óbito também são obrigatórias quando o processo é feito no Brasil. Alguns Comuni italianos não exigem as certidões de óbito.

Se tiver, providencie toda a documentação exigida e dê entrada no processo, que pode ser no local onde mora (em um Consulado) ou na Itália. Quanto custa a cidadania italiana? Os gastos variam conforme o tipo de pedido e a documentação. Em média, podem variar entre R$ 10 mil e R$ 40 mil.

O ranking a seguir mostra o posicionamento, o sobrenome, o número de famílias e o número de municípios em que os sobrenomes italianos estão espalhados. Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália.

Tem direito à cidadania italiana os descendentes de italianos que comprovam a transmissão do sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito. Não existe limite de gerações, ou seja, um bisneto pode reconhecer a cidadania italiana. O processo pode ser feito no Brasil ou diretamente na Itália.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Então confira uma lista com os sites que podem te ajudar a montar sua árvore genealógica.

  1. FamilySearch. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.

O Cognomix é um dos principais sites para pesquisa de sobrenomes italianos, e além de um gigantesco banco de dados, ele também mostra em quais lugares da Itália o sobrenome italiano foi encontrado. O site também traz o significado dos sobrenomes italianos e possui uma área dedicada somente aos sobrenomes maternos.

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

Basta provar que o italiano foi quem originou a sua família e pronto. Caso haja uma mulher no meio da árvore genealógica, é possível que o sobrenome do italiano tenha se perdido, pois muitas vezes só se passa o nome do pai para os filhos do casal. Portanto, fiquem tranquilos.

Ela é transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos, sem interrupção e sem limite de gerações. Todo descendente de italiano, mesmo nascido fora da Itália, é considerado um cidadão italiano desde o seu nascimento.

A Velloso Assessoria Italiana se destaca como a melhor opção por vários motivos. Primeiro, nossa experiência comprovada. Temos anos de experiência auxiliando clientes a navegarem pelo processo complexo de cidadania italiana. Segundo, nosso time de especialistas.

As principais vantagens da cidadania italiana são:
A segurança pública não será mais uma questão que irá te tirar o sono. Acesso à saúde pública de qualidade. Poder morar com sua família completa através da naturalização por matrimônio.

Tendo a cidadania italiana reconhecida, você pode obter mais facilmente um visto para trabalhar ou estudar nos Estados Unidos. Isso porque, para ficar no país por mais de 3 meses, é necessário um visto apropriado para morar nos EUA com passaporte europeu de forma legalizada.