quAis suplementos O nutricionista pode passar?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

quAis suplemeNtOs O NutriciONistA pOde prescreVer? Conforme a Resolução CFN nº 390/2006, cabe ao nutricionista a prescrição de Suple- mentos Nutricionais definidos como “for- mulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, car- boidratos e fibras, isolados ou associados entre si”.

O mestrado não habilita o nutricionista a prescrever o que é diferente de infusão, decocção e maceração em água, a partir de plantas medicinais in natura e drogas vegetais.

Não há uma lista específica de exames permitidos para solicitação pelo Nutricionista. Entretanto, as solicitações devem ser fundamentadas para complementação da dietoterapia. Os exames não devem ser para diagnóstico de doença, mesmo que esteja clara uma alteração observada.

O Nutricionista pode prescrever medicamentos isentos de prescrição exclusivamen- te à base de vitaminas e/ou minerais e/ou aminoácidos e/ou proteínas, isolados ou combinados entre si. Observe que os outros MIP não são passíveis de prescrição pelo Nutricionista.

Suplemento alimentar só pode ser indicado por médico ou nutricionista.

Os horários de suplementação pouco interferem, mais importante é manter a suplementação diária. Por fim, cabe lembrar que a resposta a suplementação é muito individual. Procure sempre um nutricionista para te orientar e te auxiliar a ter melhores resultados!

O suplemento de creatina é facilmente encontrado e pode ser comprado sem prescrição médica. Mas é importante lembrar que, antes de fazer uso de qualquer suplementação, você deve procurar um profissional especializado para orientar a sua dieta, um nutricionista ou a orientação de um médico nutrólogo.

Para lactentes, pré-escolares e escolares, recomenda-se a dose de 3 mg/kg e peso/dia de ferro elementar; para adolescentes e adultos, a dose é 60 mg de ferro elementar duas vezes por dia para anemia mo- derada (Gillespie et al., 1991). A correção da anemia geralmente ocorre em seis semanas.

Diferença entre nutricionista e nutrólogo
A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.

A dose oral de 1000 mcg, 1 vez ao dia, é igualmente efetiva. Sintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12 em dias alternados (dia sim, dia não), por 2 semanas, seguido de 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

Resposta: Conforme Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas é permitido ao nutricionista o uso do título de doutor, embora não seja obrigatório tal uso.

Além disso, a prescrição de dietética sem o menor conhecimento técnico-científico é um crime contra a saúde pública”, explica o presidente do CRN-6, Samuel Paulino. Exercer ilegalmente uma profissão regulamentada é considerado contravenção penal, passível de multa e até de prisão de 15 dias a 3 meses.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Mesmo ainda existindo poucos estudos sobre o assunto, a quantidade geral recomendada de coenzima Q10 é de 30 a 400 mg diários. Ainda assim, o mais ideal é procurar um nutricionista para uma indicação mais precisa.