Quais vitaminas não precisam ser ingeridas diariamente?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.

Uma delas é a vitamina D, produzida pelas células da pele quando a luz solar incide sobre elas. É difícil, mas não impossível, obter vitamina D em quantidade suficiente por meio da alimentação. A outra é a vitamina B12. Neste caso, mais precisamente, ela não é produzida por nossos corpos, mas sim por bactérias.

Os melhores multivitamínicos do mercado são:

  • VITAMIN LIFE - Diarium Multivitamins.
  • NUTRENDS - Multivitamínico Revigoran A-Z.
  • MAX TITANIUM - Multivitamínico Multimax Complex.
  • LAUTON NUTRITION - Polivitamínico Hemovital.
  • PROFIT LABS - Multivitamínico Vit Complex A - Z.

De acordo com a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação médica, pode fazer mais mal do que bem. “Pode ocorrer sobrecarga renal e intoxicação, principalmente por vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)”, aponta a nutricionista.

As vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) têm um papel fundamental no corpo humano e atuam no sistema nervoso, metabolismo e nas células. Esses nutrientes fazem parte do grupo de hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem em água.

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.

Estudos recentes demonstram que a vitamina D tem funções regulatórias vitais, isto é, regula a expressão de mais de 1000 genes, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”.

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários.

Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra. Porém, a vitamina D3 deve ser preferencialmente consumida em cápsula ou gota oleosa e junto das refeições. Já a vitamina B12 pode ser em comprimido ou injetável.

Um par perfeito para a vitamina D é a vitamina C, que potencializa a ação de outras. Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico e, por isso, o consumo de vitaminas C e D por meio de suplementação aumentou durante o período de isolamento social.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

Vitamina B12
Diante da sua importância para o corpo, ela é uma vitamina essencial para dar energia e disposição, sendo que a sua deficiência também pode causar fadiga e outros sintomas³.

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

"A suplementação auxilia no fortalecimento de cabelos e unhas, diminui a queda e estimula o crescimento, já que na sua composição possui vitaminas e minerais que auxiliam nesee processo, como biotina, vitamina B6, zinco, cromo e selênio", afirma a nutricionista.

Quais os possíveis sintomas da falta de vitamina?

  • Cansaço (fadiga).
  • Sono diurno.
  • Falta de atenção.
  • Pele áspera e seca.
  • Cabelos e unhas quebradiças.
  • Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável. O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi.

O consumo exagerado de vitamina C pode trazer alguns problemas, como dores abdominais, diarreia, pedras nos rins, cólica e dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, basta consumir diariamente alimentos que sejam fontes dessa vitamina, e não recorrer aos suplementos desnecessariamente.

Olá! Os suplementos em geral devem ser consumidos caso haja a necessidade constatada através de exames específicos ou como forma de complementar a alimentação, com a frequência e a durabilidade do tratamento, de acordo com a prescrição de um Nutricionista.

A duração do tratamento contra a deficiência, segundo Meirelles, “varia muito” e depende do organismo de cada indivíduo, sendo assim não há um período padrão ou limite. “Não existe deficiência pequena, média ou grande.

As vitaminas são essenciais para garantir o funcionamento adequado do nosso organismo. Elas atuam, principalmente, como catalizadores de reação dentro dele. Vale lembrar que os catalizadores nada mais são que substâncias que garantem que uma reação química aconteça de forma mais rápida e utilizando menos energia.