Quais

O que diz o artigo 51 do Código do consumidor?

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

... Ler mais

O que diz o artigo 42?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

... Ler mais

Quais são os requisitos necessários para a execução?

Quais os requisitos da ação de execução?

  • A ação deve ser certa quanto à sua existência. ...
  • Líquida quanto ao valor, que deve ser determinado. ...
  • É exigível quanto ao vencimento, pois não é possível cobrar do devedor uma obrigação que ele ainda possui prazo para cumprir.
... Ler mais

Quais os requisitos para propor uma execução de título extrajudicial?

Por fim, valer ressaltar que o título executivo possui 3 requisitos que são imprescindíveis para que possa ser executado ou cumprido, e estão previstas no art. 783 CPC. São elas: certeza, liquidez e exigibilidade.

... Ler mais

Qual a diferença entre ação de execução e ação monitória?

Caso o autor tenha uma prova escrita com eficácia de título executivo, como um contrato devidamente assinado ou uma sentença judicial, cabe a execução judicial. Assim, a ação monitória é reconhecidamente um processo de conhecimento, não propriamente de execução.

... Ler mais

Quanto tempo pro boleto ser processado?

Que horas ocorre a compensação de boletos? De modo geral, como é possível observar na tabela, o boleto possui um prazo de compensação de 72 horas, ou seja, 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco.

... Ler mais

Quanto tempo leva para um boleto ser processado?

O prazo para compensação de pagamento por boleto é de até 2 dias úteis.

... Ler mais

O que significa quando o boleto está pendente?

Pendente: Boletos ainda dentro do prazo de pagamento que ainda não foram pagos. Baixado: Boletos que houve a baixa manualmente. ("Dar baixa" é quando você cancela o boleto antes do prazo de pagamento vencer.) Expirado: Quando o prazo de pagamento passou e o cliente não consegue mais efetuar o pagamento dos boletos.

... Ler mais

O que posso penhorar no banco?

O que pode ser penhorado? Pode ser penhorado parte dos valores de salários, subsídios, pensões, veículos, imóveis, ações e demais itens.

... Ler mais

Pode penhorar salário todo?

O novo Código de Processo Civil (CPC) aprovado em 2015 determina em seu artigo 833 e incisos, que salários são impenhoráveis para pagamento de dívidas. A não ser que a penhora, em no máximo 30% da renda, tiver natureza alimentícia.

... Ler mais

Como funciona penhora de débito?

A penhora de bens é um recurso legal usado para garantir que a dívida contraída será paga pelo devedor. Caso você deva a alguém e não quite a dívida, poderá ser acionado judicialmente e ter os bens penhorados. Isso significa que o bem fica retido como garantia pelo valor que se deve.

... Ler mais

O que é penhora de débito?

A penhora é um instrumento judicial que tem como objetivo segurar um bem de um devedor para que o mesmo seja utilizado para pagar a dívida do sujeito que está sendo executado judicialmente pelo valor devido.

... Ler mais

O que acontece quando o banco entra com ação judicial?

A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.

... Ler mais

Qual o prazo para o advogado prestar contas ao cliente?

Prescreve em cinco anos a ação de prestação de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente, ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI).

... Ler mais

Quando não ocorre o pagamento voluntário por parte do executado qual o primeiro ato executório praticado?

525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

... Ler mais

Quando o exequente não se manifesta?

Quando um credor não se manifesta mais após a citação na fase de execução, ocorre a prescrição intercorrente. Até então, o prazo para isto ocorrer só começava a contar após o credor ser pessoalmente intimado.

... Ler mais

O que é um decurso de prazo?

No Direito, decurso de prazo é o período que o juiz dá às partes para que elas possam se manifestar e adicionar novas informações ao processo que está em andamento. Normalmente isso acontece quando uma das partes pede um pouco mais de tempo para apresentar novos documentos, provas e outros.

... Ler mais

Quando um processo está concluso para despacho o que significa?

c) Conclusos para despacho: significa que o próximo ato do juiz será um despacho, que é “todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte” (Art. 203, § 3º, do CPC). Todo pronunciamento que não seja sentença ou decisão interlocutória.

... Ler mais