Qual à bitola do fio correto para o secador de cabelo?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Provavelmente um secador de cabelo deve possuir uma potência relativamente alta. Normalmente em média de 1400W. Só por essa potência, se for uma instalação de 127V, consome 11A de corrente. Ou seja, um secador de cabelo deve ser ligado a uma tomada que não divida circuito com mais nenhuma.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

A tomada está aquecendo pois a corrente elétrica é maior do que a para qual ela foi fabricada. Normalmente se usa tomada de 10A. Secadores de cabelo têm uma potência (watts) que resulta em uma corrente maior que 10A. Por isso aquece.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Os disjuntores curva B são destinados para proteção de circuitos com predominância resistiva. Ou seja, cargas que não sofrem alteração de corrente, por exemplo, secador de cabelo, chuveiro, etc.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

A própria ABNT informa os dados a respeito dessa instalação, e isso se dá por que quando uma tensão é de 110 volts isso significa que ela utiliza 54,54 ampéres, e quando a tensão é de 127 volts a corrente utiliza 47,24 ampéres. Logo, existem padrões para todos os tipos.

A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

Os conectores das tomadas de 10 A são menores e mais finos do que os das tomadas de 20 A. Para se ter uma ideia do problema, os conectores padrão tem 4 mm de diâmetro enquanto os pinos das tomadas de 20 A têm diâmetro maior, com 4,8 mm.

Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A? Não é indicado, pois como os aparelhos de 20A possuem maior potência, ao ligá-lo em um ponto não projetado especialmente para esta carga, há risco de superaquecimento e curto-circuito.

110v ou 220v

No caso da voltagem, ela pode ser de 110v ou 220v – a escolha depende muito do local onde você vive, pois no Brasil temos essa variação. Se você viaja com frequência, a opção bivolt é a mais indicada. O consumo também deve ser levado a sério, pois ele impacta diretamente na conta de luz do final do mês.

Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica.

Além disso, as tomadas 10A possuem os plugues de 4mm, o padrão mais fino, justamente porque a corrente que passa por eles é menor. Capacidade: para 127V, a potência máxima permitida é de 1.270W (10A x 127V = 1.270W).

Secador de cabelo 220 em 110V , Posso ligar ? Quando liga-se um secador 220 volts em tomada 110, a tensão será menor e a corrente também, isso resultando final em uma potencia baixa, ineficiência do equipamento.