Qual a causa de bolhas na boca?

Perguntado por: anogueira5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

Essas bolhas, podem ser consideradas como um aviso que algo não anda bem na nossa saúde bucal. Sua aparição pode indicar problemas como herpes labial, quando localizadas nos lábios, ou uma mucocele, quando encontrada na parte interior da boca.

Herpes labial é uma infecção causada por vírus com aparecimento de pequenas vesículas ou bolhas nos lábios. As lesões, que duram de 5 a 7 dias, são caracterizadas por um aglomerado de pequenas bolhas, nos lábios superiores ou inferiores. Ainda, elas costumam causar coceira, ardência e até mesmo formigamento na boca.

As bolhas na boca podem ser causadas por lesões traumáticas, irritação, infecções virais, como o herpes labial, ou obstrução de glândulas salivares, resultando em mucocele.

Ferida na boca que não cicatriza há mais de duas semanas e rouquidão permanente podem ser sinais de câncer na cavidade oral.

Cerca de dez dias após o seu aparecimento, estas lesões tendem a cicatrizar e secam formando crostas.

Para isso, existem hábitos que podem ajudar. – Ingerir alimentos que estimulam o fluxo salivar como jiló, hortelã, maçã, pera, rúcula, aspargos, agrião, salsão e limão. – Beber muito líquido como água, sucos de frutas, chás de erva-doce, boldo e carqueja. – Mastigar bem os alimentos.

Candidíase bucal; Câncer bucal; Estomatite herpética; Doença mão-pé-boca.

O corticóide para lesão bucal serve para desinflamar a lesão, acelerando o processo de cicatrização. Esse medicamento pode ser encontrado em forma de comprimido, gel e enxaguante bucal, por exemplo.

colocar gelo na úlcera para diminuir o desconforto; usar saquinhos de chá de camomila ou lavanda para acalmar a afta; considerar suplementos se houver deficiências nutricionais, como vitamina B12; experimentar remédios naturais, como extrato de própolis verde, que mostrou eficácia na redução das recorrências de aftas.

Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.

Outros medicamentos para afta

  • Aftine;
  • Bismu jet;
  • Hexomedine;
  • Albocresil;
  • Malvatricin;
  • Remédios para afta caseiros.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.