Qual a cigana que veste vermelho?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Pombasgira são, geralmente, figuras femininas extremamente sensuais que adoram vestir vermelho e preto sendo especialista em relacionamentos e amor, assim como outras interpretações a veem como uma mulher que sofreu muito e fez outras pessoas sofrerem também.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

101 Família Cigana – Povos ciganos subdividem-se em etnias (as principais, rom, calon e sinti) e formam um grupo heterogêneo. De acordo com seu padrão tradicional de fixação e deslocamento, podem ser nômades (não se fixam), seminômades (se deslocam e se fixam temporariamente) ou sedentários (fixos).

A Pomba Gira é uma entidade tradicional da Umbanda, representada usualmente por uma mulher utilizando vermelho e preto em suas vestes. Entender o que é Pomba Gira envolve conhecer a designação da entidade responsável pelos caminhos, encruzilhadas e bifurcações.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Basta que você some os números correspondentes ao dia, mês e ano do seu nascimento. O seu número deve variar entre 1 a 16, caso seja maior do que 16, some os algarismos, como aconteceu ao 25 acima.

É muito comum entre os ciganos usar roupas da cor vermelha e muita gente pergunta o porquê dessa preferência. A cor vermelha entre o povo cigano demonstra vigor, paixão, dinamismo, sensualidade, força, energia, características que ardem na pele do povo cigano.

A incorporação acontece de forma suave e rápida, sem os sacudimentos corporais típicos de outras linhas, que marcam bem a chegada e a partida dos espíritos, depois da chegada de todos os médiuns e da médium líder da linha de ciganos autorizar o início da festa.

A mulher de Iansã é cigana,é nômade, pois mora em qualquer lugar: Calunga, floresta, mar, terra, pois está sempre onde dela precisarem. A mulher de Iansã é bruxa, feiticeira e até fada, quando quer! A mulher de Iansã é o tempo, pois ela dá, ela tira, ela passa e a página vira.

O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave, com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado, alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.

Os Ciganos são protetores e não guardiões. Podem trabalhar dentro da linha de Exu porém sem função de chefia e de guarda. Já os Exus Ciganos e Pombo Giras Ciganas são Exus e Pombagiras como outros quaisquer exercendo todas as funções que qualquer Exu e Pombagira exercem.

A Pombagira Cigana se apresenta da forma típica: argolas, muita bijuteria, roupas vermelhas com detalhes amarelos ou dourados.

Sarita

O nome Sarita, a cigana do amor, está marcado em cartazes colados em diversos pontos da capital e da Região Metropolitana.

Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.