Qual a cobra mais dócil?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A espécie mede, no máximo, 120 cm e é muito dócil! Por ter a pele muito lisa, o manuseio desta espécie se torna mais difícil. Além disso, a falsa coral tem o hábito de se esconder durante o dia e gastar sua energia à noite.

Tipos de cobras não venenosas

  • Colubrídeos.
  • Jibóias.
  • Cobra-rateira.

hondurensis

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis. Bastante arisca enquanto jovens, tendem a se acalmar com a idade e com aumento de confiança com o dono. Não atacam prontamente, porém, são mais reativas do que outras espécies.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan.

Apesar de serem pets menos habituais do que gatos e cachorros, as cobras podem sim ser uma boa opção como animais de estimação, contudo é preciso o comprometimento do tutor para lidar com o animal.

Salamanta ou Jiboia-vermelha ( Epicrates cenchria cenchria ); Jiboia-constritora ( Boa constrictor ); Cobra do milho ( Pantherophis guttatus ); Píton ( Python regius ).

O preço inicial para adquirir uma serpente varia entre R$ 1.500 e R$ 4.000, sem contar os gastos com terrário e alimentação.

Se você é fascinado por animais exóticos, saiba que cuidar de uma cobra em casa não é tão difícil quanto muita gente imagina. Mas animais silvestres como esse, requerem um ambiente bem controlado e manejo correto. Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos!

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Inland Taipan

A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

São exemplos de serpentes não peçonhentas a jibóia, a sucuri, a dormideira, a caninana, a cobra-cipó, a boipeva entre outras.

Conhecida pelos indígenas como Mãe D'água ou Mãe do Rio, a Cobra Grande sempre foi muito temida, e suas dimensões foram aumentando na mesma proporção das histórias de terror e medo dos habitantes da região.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

As mais venenosas
Na lista das serpentes mais perigosas estão a coral-verdadeira, cascavel, surucucu pico-de-jaca e jararaca.

grite malasiana

grite malasiana capaz de paralisar todos os músculos do corpo humano com uma única aplicada a kraft malasiano é uma serpente. extremamente violenta que ataca até mesmo sua própria espécie conhecida na indonésia como um ser 20 canibal é capaz de comer até mesmo os seus filhotes quando está com.

1) Serpentes
As mais comuns são a jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), a cascavel (Crotalus durissus) e a surucucu (Lachesis muta). A coral verdadeira (Micrurus lemniscatus) é uma serpente mais rara com improvável ocorrência em áreas urbanas.