Qual a comida de Iansã na Umbanda?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Para ter uma resposta rápida de Oyá Oníra: Faça nove acarajés e frite-os no azeite doce. Depois forre um prato de papelão com folhas de mamona e coloque por cima os acarajés. Faça quatro bandeirinhas vermelhas e finque-as nos acarajés.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Quem desejar agradar a deusa deve lhe ofertar cabras, abará e acarajé – bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê, conhecido em diversas regiões da África como áráká -. Outro alimento que pertence à orixá guerreira é o bolinho de fogo de Iansã.

História de Iansã na mitologia
Com Ogum ela aprendeu a manusear a espada e ganhou o direito de usá-la. Após esse feito da história de Iansã, ela viajou para o reino de Oxaguian e lá ele a ensinou a usar o escudo para se proteger dos ataques de inimigos, ganhando também o direito de usá-lo.

Temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa. Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Na verdade o que Iansã tem pela abóbora não é bem quizila, a quizila é para os filhos desta. Iansã tem pela abóbora GRATIDÃO.

Inhame, azeite de dendê, cebola ralada, gengibre, camarão sêco e sal. Lelê – milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco, muito apreciado por Odé, Oyá.

As variedades mais comuns de flores Iansã são a Hemerocallis fulva (lírio-tigre) e a Kniphofia uvaria (tritoma ou lança-de-são-jorge).

Basta amassar as folhas de morango ou romã na água e deixar descansar por algumas horas. Depois basta coar e aqueça a mistura até que ela esteja com uma temperatura agradável para a pele. Leve essa mistura para o banheiro, e depois de tomar seu banho higiênico, jogue o banho de Iansã no corpo, do pescoço para baixo.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Saudação ao orixá Iansã
Significado: Salve o raio, Iansã! Expressão corporal: oscilar as mãos (como quando queremos dizer mais ou menos, virando a mão de um lado para o outro) de forma enérgica e apontada para o alto. Essa é uma das saudações mais comuns a Mãe Iansã.

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Oyá é o grito que cala toda a minha dor!

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

Com a identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô) e Pedreira das Almas (Iansã/Obaluayê), Pedreira de Ferro (Iansã/Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã/Oxum).