Qual a comida típica de Goiânia?

Perguntado por: rmorgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

A matula, o prato típico da Chapada do Veadeiros, também conhecida como a feijoada do cerrado, surgiu como o alimento principal dos peões no início do século passado. Bastante forte e durável, a matula era o único alimento capaz de suportar os longos dias de viagens pelos campos.

Além de diversos bares e restaurantes que oferecem pratos típicos, pela cidade também existem diversas feirinhas com comidas típicas, como galinhada, pamonha e outras delícias.

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas típicas do dialeto goiano, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

Cultura de Goiânia
A cultura goianiense é bastante heterogênea e composta pela influência dos costumes e tradições dos povos que formaram a cidade e o estado de Goiás, notadamente portugueses, africanos e migrantes oriundos de outras regiões brasileiras.

Em Goiás, as principais manifestações são: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis. Na Alego, projetos valorizam o folclore regional.

Caribéu pantaneiro
O prato é uma espécie de guisado feito a base de carne seca e mandioca. A pimenta, o coentro e o cheiro verde puxam o sabor marcante desta comida típica, pedida certeira de quem deseja cair de boca nos sabores e na cultura do Centro-Oeste.

Cultura de Goiás
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Origem da Pamonha
O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

Os principais pratos que podem ser degustados na região são o Arroz Carreteiro, Sopa Paraguaia, Chipa, Churrasco, Licor e Palmito de Bacurí, Frango com Palmito de Bacurí, Doce de Jaracatiá, Locro, Escondidinho de Mandioca com Carne Seca, Mandioca, Maionese de Mandioca, Marmelada, dentre outros que representam a ...

Expressões como uai, aneim e tem base ressaltam a identidade de quem nasce no Estado. Denominado como “Fala Goiana”, a pesquisa identificou outras marcas goianas, como o uso de expressões quando dé fé, ó a pamonha, entre outras.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás. Estranhei a situação, mas confirmei minha naturalidade.

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só!

Economia de Goiânia
A cidade de Goiânia é o maior polo econômico do estado de Goiás, principalmente no setor de serviços. Dessa maneira, o setor terciário é o principal da cidade. O município é o centro das atividades da esfera pública de Goiás. Além disso, é o principal centro comercial do estado.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Goiás é considerado o coração do Brasil, não à toa o brasão de armas possui justamente essa simbologia. A paisagem superior do escudo representa o território que hoje é a capital federal, Brasília. O rebanho exemplifica a principal atividade econômica do Estado.

Goiás é um estado brasileiro localizado no Centro-Oeste do país, e tem como capital o município de Goiânia.

Na região Centro-Oeste é comum comer biscoito de polvilho e chipa (um biscoito de queijo). Nas fazendas do Pantanal, o trabalho começa cedo, e o café é servido entre 4 e 5 horas da manhã. Dessa forma, o café é mais reforçado.

Descubra quais são os pratos típicos da região Centro-Oeste e onde encontrá-los quando estiver passando por Brasília, Cuiabá, Campo Grande ou Goiânia!

  • Arroz com pequi em Goiânia. ...
  • Mojica de pintado em Cuiabá ...
  • Pamonha em Goiânia. ...
  • Bolinho de arroz em Cuiabá ...
  • Carnes exóticas em Brasília. ...
  • Caldo de piranha em Campo Grande.

Centro-Oeste
No cardápio da região também não pode faltar paçoca, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada pé de moleque.