Qual a descendência do sobrenome Franco?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem nos francos, povo germânico que invadiu a Gália (a França moderna) no século 6 e que tinha como sua principal arma de guerra a lança ou o francho (Frank).

Como descobrir a origem do sobrenome? Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.

Tudo o que precisa de saber sobre o sobrenome FRANCO
FRANCO : Este sobrenome está indexado 227.576 vezes em Geneanet!

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

O Cognomix é um dos principais sites para pesquisa de sobrenomes italianos, e além de um gigantesco banco de dados, ele também mostra em quais lugares da Itália o sobrenome italiano foi encontrado. O site também traz o significado dos sobrenomes italianos e possui uma área dedicada somente aos sobrenomes maternos.

frank adj. O homem foi franco e disse a verdade ao seu amigo. The man was frank and told his friend the truth.

"franco" em espanhol
franco {adj. m.} França {n.p.} francamente {adv.}

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Para não ficarmos somente falando de sites e conteúdo online, também é possível descobrir sua descendência pelo Museu de Imigração de São Paulo! Para os curiosos, em 2020 o Museu se filiou ou Family Search, conseguindo acessar registros armazenados em hospitais e paróquias.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Schiller. Como um dos sobrenomes alemães mais raros, Schiller se refere aos indivíduos que possuem estrabismo, devido a isso, significa “vesgo”.

García. Esse sobrenome é popular em praticamente todos os países de língua espanhola, significa “aquele que é generoso”.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix. Assim que você começa a escrever, aparecem sugestões de sobrenomes italianos com o mesmo prefixo e você identifica as diversas variações.

O maior legado da família Médici é a cultura que eles inspiraram na Itália durante o Renascimento. Eles foram grandes mecenas da arte e da cultura, e isso resultou em uma época de grande florescimento intelectual na Itália.